Pplware

O serviço de email Lavabit está a voltar com grandes novidades

Desde que Edward Snowden revelou ao mundo os comportamentos menos correctos da NSA que os utilizadores começaram a tomar consciência da necessidade de tomar medidas para se manter seguros.

Um dos serviços de emails mais seguros na altura, o Lavabit, foi compulsivamente fechado, por se recusar a dar acesso aos dados dos utilizadores. Este serviço está agora a preparar-se para voltar, com novidades que o tornam ainda mais aliciante.

O Lavabit era o serviço de email preferido de Edward Snowden, que garantia uma segurança que poucos ofereciam. Quando o seu criador foi confrontado com a ordem para dar acesso aos dados dos seus utilizadores acabou por tomar a decisão de fechar o serviço, conseguindo assim cumprir o que tinha prometido desde o início.

Agora, 4 anos depois desta decisão, o criador do Lavabit está a preparar-se para voltar, com novidades que lhe permitem aumentar ainda mais a segurança e os níveis de privacidade. A decisão de regressar não está apenas relacionada com a novidade, mas principalmente porque o cenário nos Estados Unidos está diferente e supostamente mais livre.

A boa notícia é que os antigos utilizadores do Lavabit vão ser reactivados, podendo em breve voltar a usar o serviço de email. As suas contas vão ser reactivadas e, assim que o serviço for novamente lançado, vão ter acesso a ele.

DIME : O novo sistema de encriptação do Lavabit

A maior novidade do Lavabit é mesmo o novo sistema de email com elevados padrões de segurança, o DIME (Dark Internet Mail Environment). Criado para garantir uma maior privacidade nas comunicações dos serviços de email, impedindo que estas sejam escutadas. Para garantir que este código pode ser revisto e avaliado, o mesmo vai ser lançado como código aberto para toda a comunidade.

O próprio Lavabit será assente no DIME, para provar a segurança e a sua privacidade. Vai ter 3 modos diferentes, cada um com diferentes níveis de segurança – Trustful, Cautious to Paranoid. O último destes modos é de tal forma seguro que nem as chaves de encriptação dos utilizadores são guardadas nos servidores.

O novo Lavabit será, para já, aberto aos utilizadores mais antigos, sendo posteriormente aberto ao público geral, mediante o pagamento de uma subscrição anual. Através do site oficial pode já fazer a pré-inscrição para este serviço.

Via Lavabit

Exit mobile version