O Cartão de Cidadão (CC) é um documento de identificação físico que contém um chip, permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada. Mas a União Europeia está a criar um novo mecanismo de identificação. Conheça o EUDI.
A Carteira de Identidade Digital da UE (EUDI – European Digital Identity Wallet) é uma iniciativa da União Europeia que visa fornecer aos cidadãos, residentes e empresas um meio seguro e padronizado de identificação e autenticação digital, tanto online como offline. Tendo em conta as características, a EUDI pode ser substituir o Cartão de Cidadão português.
EUDI – European Digital Identity Wallet – o que permite?
A EUDI Wallet será uma aplicação segura que permitirá aos utilizadores:
- Provar a identidade digitalmente (por exemplo, para aceder a serviços online ou atravessar fronteiras)
- Armazenar e partilhar credenciais (como cartas de condução, diplomas, receitas médicas ou IBAN)
- Assinar documentos digitalmente
A EUDI Wallet será desenvolvida de acordo com normas europeias e estará disponível para instalação em smartphones ou outros dispositivos eletrónicos. Os utilizadores poderão:
- Escolher quais os dados que querem partilhar e com quem
- Utilizar a carteira digital em qualquer país da UE
- Autenticar-se sem necessidade de palavras-passe
- Proteger a identidade digital com múltiplos níveis de segurança
A União Europeia prevê que a EUDI Wallet esteja disponível até 2026, com projetos-piloto já em curso em vários Estados-Membros.
Esta iniciativa faz parte do reforço da Identidade Digital Europeia, garantindo um acesso mais simples, seguro e padronizado a serviços digitais dentro da União Europeia