Garantir a segurança na Internet pode não ser simples, mas as ferramentas certas ajudam neste processo. Uma das formas mais simples é usar a autenticação de dois fatores (2FA), algo já comum. Claro que isso requer uma app associada e a Proton acaba de ar um +passo importante. Lançou uma app de 2FA que traz o que muitas outras não sonham em ter.
As aplicações de autenticação são uma excelente forma de manter as contas seguras. Algumas apresentam desvantagens irritantes, o que muitas vezes leva a ponderar se são realmente válidas e úteis. Isto pode incluir anúncios, funcionalidades em falta ou dificuldade em migrar para outra plataforma.
A Proton está a tentar resolver tudo isto com a sua nova aplicação 2FA. Chamou-lhe Proton Authenticator e está pronta para tornar este processo simples, rápido e muito mais seguro. Cabe aos utilizadores testar e avaliar todos os extras que traz e que a tornam úica face à concorrência.
Esta aplicação acaba de ser lançada para Android, iOS, Windows, macOS e Linux e traz a maioria das características que esperaria. Falamos de opções como códigos 2FA baseados no tempo, suporte offline e a capacidade de proteger os tokens com um PIN ou biometria. Mas também há um pouco mais a acontecer fora da vista dos utilizadores.
A Proton afirma que pode sincronizar os códigos 2FA entre dispositivos com encriptação de ponta a ponta ou manter tudo localmente, caso não queira fazer cópias de segurança de nada. Importar códigos existentes de outras aplicações é fácil e, ao contrário de alguns concorrentes, é possível exportá-los mais tarde. Isto por si só pode poupar uma dor de cabeça a quem já tentou mudar de app 2FA e se viu a refazer tudo manualmente.
A aplicação funciona independentemente de utilizar ou não uma conta Proton, embora precise de uma se quiser sincronizar entre dispositivos. Quem já utiliza o Proton Pass pode não precisar desta nova aplicação, uma vez que tem autenticação de dois fatores (2FA) integrada. Mas, e para quem preferir manter os seus códigos separados, esta é uma opção mais segura.
Tal como as restantes ferramentas do Proton, o Authenticator é de código aberto e gratuito. Não traz nada de muito novo ou revolucionário, mas corrige vários problemas comuns numa interface simples, muito limpa e, principalmente, intuitiva e fácil de usar.