Pplware

Saiba o que é um proxy e para que serve… para o bem e para o mal

O termo Proxy é hoje bem conhecido de muitos utilizadores. No entanto,  existem ainda algumas dúvidas relativamente ao seu funcionamento.

Saiba o que é um proxy, como funciona e veja alguns exemplos de aplicações práticas, tanto para o bem… como para o mal.


Antes de falarmos sobre a estrutura lógica dos servidores proxy, é importante esclarecer como o mesmo é normalmente disposto fisicamente em ambiente de rede, assim, e para esta parte da explicação tenha em consideração a topologia seguinte.

Servidores proxy… o que são?

Os servidores proxy são normalmente utilizados como ponte entre a origem e o destino de uma requisição. Na imagem anterior é possível observar que o computador precisa passar pelo servidor proxy para aceder à Internet, e este é um dos usos comuns para servidores proxy.

Para este artigo, vamos tomar como exemplo a empresa fictícia ACME S/A. Na ACME existe um servidor que permite a navegação na Internet, um servidor proxy, e sem ele não é possível navegar. Sendo assim, todos os computadores da rede precisam ter configurados no seu browser o endereço e porta do proxy para que o acesso à Internet aconteça.

No caso de algum dispositivo tentar navegar na Internet sem essa configuração, o acesso não será permitido.

Para que serve um Proxy?

Neste caso, o proxy pode servir para algumas funções:

Exemplo: O utilizador Despreocupado da Silva é funcionário da empresa ACME, ele consegue navegar normalmente na Internet através do proxy já que o seu utilizador tem permissão para isso. Em determinado momento do dia o Sr. Despreocupado tenta aceder ao Facebook e recebe uma mensagem de bloqueio informando que o acesso à rede social está bloqueado. Após algumas horas do dia, o Sr. Despreocupado tenta aceder a mais alguns sites, entre eles, alguns relacionados com investimentos, mas estão todos bloqueados e exibem a mensagem de que a categoria Investimento/finanças não é permitida.

No caso do Facebook, era apenas um site bloqueado, já no caso de sites do mercado financeiro, estão todos bloqueados considerando que toda a categoria faz parte da regra de bloqueio.

Para ilustrar, o Sr. Despreocupado acede a um site chamado www.123.com, como o servidor foi configurado para fazer cache, ele armazena todo o conteúdo que o Sr. Despreocupado acedeu. Depois de alguns minutos um outro utilizador, o Sr. Sossegado, também quer aceder ao mesmo site (www.123.com), ao tentar aceder o proxy nem chega a procurar na Internet para responder ao pedido da página, ele já tem tudo na memória e já mostra o site armazenado para o Sr. Sossegado, economizando assim o uso da Internet da empresa ACME.

Estas são funções muito utilizadas de um servidor web proxy e ilustram um cenário de uso comum à maioria das empresas.

 

Proxy Reverso

Um outro uso bem comum são os servidores de Proxy Reversos. Nos exemplos citados acima, a origem da ligação era sempre dentro da rede, passava pelo proxy até à Internet. No caso do proxy reverso, a origem das requisições estão na Internet e tentam aceder a um servidor dentro do ambiente, conforme imagem abaixo.

Os proxies reversos são normalmente usados para tratar requisições destinadas a servidores que alojam páginas da Internet:  Alguns dos benefícios da sua utilização são:

Proxy para todos

Não podemos falar de proxy sem falar de free proxies. Trata-se de páginas de Internet, como por exemplo o https://free-proxy-list.net/, que fornecem endereços de servidores proxy em todo o mundo “totalmente de graça”.  Qualquer pessoa na Internet pode fazer as devidas configurações no seu browser e usar o servidor oferecido para navegar na web.

E se se perguntar para que serve isto, fique a saber que as respostas são diversas. Usar um proxy faz com que todas as solicitações sejam feitas pelo servidor de proxy, e não pelo seu link de Internet, isso faz com que o fornecedor do link de Internet não saiba quais destinos na Internet a que acede.

Atenção: A frase “totalmente de graça” está entre aspas pois, de um modo geral, as empresas e pessoas que disponibilizam servidores deste tipo totalmente abertos na Internet têm algum tipo de benefício com isso. É importante não esquecer que, apesar do fornecedor de serviços de Internet não ter acesso aos endereços acedidos, o servidor proxy sabe tudo o que fazem os utilizadores, e podem usar isso para os mais diversos fins, como disseminação de publicidade, intercetação de conteúdo para análise de comportamento, coleta de informações e diversas outras finalidades, maliciosas ou não.

Rede Tor

O Tor, da sigla The Onion Router, é uma ferramenta que permite ligação encadeada com vários servidores proxy, dificultando ainda mais o rastreamento da origem.

Foi concebido para garantir o acesso à informação mesmo para pessoas que estejam em países com restrições governamentais severas quanto ao acesso a conteúdos na Internet e funciona de forma semelhante aos servidores proxies.

O outro lado da moeda

O proxy é uma ferramenta, e como todas as ferramentas podem ser usada tanto para o bem como para o mal.

Os criminosos utilizam normalmente servidores proxy para cometer crimes, ligam as máquinas que irão atacar às pessoas com serviços deste tipo  encontrados na Internet, como os proxies gratuitos ou até mesmo a rede Tor e desferem os seus ataques, isto faz com que as suas vítimas não consigam identificar a origem real do ataque, fazendo com que as regras de bloqueio não possam ser criadas adequadamente para impedir a continuidade do ataque.

Utilizar de forma adequada e consciente as ferramentas e recursos que nos são disponibilizados faz com que se tornem parte do nosso arsenal de segurança, e é importante não esquecer que uma boa parte das ferramentas podem ser usadas para fins variados, e conhecer os seus pontos negativos pode auxiliar a configurá-la de forma a utilizá-la de uma forma mais bem estruturada.


O Pplware agradece à ESET pela elaboração deste artigo.

 

Leia também…

Exit mobile version