Pplware

Safari é mais rápido que o Chrome, graças ao update do WebKit

O Safari sempre teve “a fama” de ser rápido e até um pouco minimalista. É usado sobretudo por pessoas que conhecem o ecossistema Apple, mesmo que usem o Windows. Mas, ao longo destes anos, nunca conseguiu bater o poder do Firefox e mais tarde do Google Chrome, em termos de alternativa ao IE.

O crescimento do Chrome, contudo, trouxe alguns desafios maiores à Apple, e segundo consta, a empresa de Cupertino está a trabalhar para melhorar a performance do JavaScript no seu browser, incluindo actualizações nos aceleradores desta tecnologia nas recentes versões do motor WebKit, como dá a conhecer o InfoWorld.

WebKit é um motor open source, criado pela Apple que serve de base ao Safari. Esta nova actualização ao motor do JavaScript do WebKit, o “Nitro”, gerou o novo “FTLJIT“. Este upgrade, segundo dizem, está mais competitivo que o motor V8 da Google e SpiderMonkey da Mozilla.

Pode isto tudo ser puramente retórico, contudo cada vez mais as empresas estão a portar os seus sistemas para o suporte web, tornando assim os browsers a aplicação mais importante que temos no nosso computador. Já nem falamos nos serviço ligados à administração pública, que cada vez mais são usados pelas empresas, falámos mesmo nas aplicações de gestão que, ao estar neste suporte, estão disponíveis em qualquer gadget e sistema operativo, os browsers são a janela do mundo.

O FTLJIT é ainda considerado experimental, por isso, e apesar de ter ser sido disponibilizado no port do WebKit para OS X, não está activo ainda, tendo de ser activado através de flags na linha de comando.

Um dos atributos que poderá manter o FTLJIT à frente dos restantes “concorrentes” é conhecido. Este corre código JavaScript que não é especificamente optimizado para asm.js [Mozilla’s]. Cada motor JavaScript correrá código asm.js, mas apenas o SpiderMonkey da Mozilla honra as optimizações especificas asm.js, e actualmente nenhuma outra empresa de desenvolvimento de browsers optou por seguir o exemplo da Mozilla.

Segundo os dados de um relatório, obtido a partir dos resultados dos testes, a velocidade do WebKit com o FTLJIT ligado ultrapassa a performance do Chrome, contudo o Firefox continua a ser o melhor, pelo facto de usar, como já referimos, o asm.js optimizado para os benchmarks.

O JavaScript tem sido a chave da tecnologia para os browser ao longo dos anos. Esta tecnologia é quem permite uma interacção mais rica do utilizador com as páginas assim como o carregamento dinâmico dos conteúdos sem que o browser se esteja sempre a actualizar. As animações e conteúdos multimédia são outros aspectos que estão intimamente ligados à velocidade desta tecnologia. São estes pontos aqueles que mais saltam à critica de cada um de nós na utilização de um navegador.

E porque é assim relevante a performance do JavaScript?

O código JavaScript está incluso num site e é executado dentro do navegador do utilizador, quando a página é carregada. A eficiência do motor de JavaScript do browser pode ter um impacto significativo na experiência de utilização. Essa experiência de utilização, ou a qualidade da mesma, tem obrigado a implementações cada vez mais complexas do JavaScript.

Então a Apple poderá estar a apostar mais nesta tecnologia para o OS X 10.10?

Não há, actualmente, nenhum dado concreto que diga isso mesmo, contudo ao estar apenas activo na versão OS X do WebKit, poderá significar que a Apple está a trabalhar em importantes implementações nesta tecnologia.

Poderá o OS X 10.10 trazer mais aplicações web based?

Via | Macrumors

Exit mobile version