Pplware

Saf.li – encurtador de URLs anti ameaças

Devido à divulgação à escala global dos serviços de rede sociais, cada vez é mais importante utilizar serviços de encurtamento de URL para abstrair um endereço infinitamente grande ou para poupar no número de caracteres que são limitados em redes de micro blogging como o Twitter. Estes mecanismos podem ser utilizados com fins ilícitos para espalhar esquemas sofisticados de phising ou vírus.

O Saf.li permite inovar um pouco neste campo, apresentando-se como um serviços bastante seguro. Nos serviços dos encurtadores convencionais, até agora se pretendesse encurtar um endereço de um site, nada o impediria se não estivesse atento de estar a partilhar um site com fins pouco legítimos ou carregado de vírus. Basta por exemplo, para o efeito não ter um antivírus actualizado e a possibilidade de estar a partilhar um site infectado de ameaças é mais elevada.

Este serviço que apresentamos ao encurtar uma url (endereço), analisa a fonte com base de um sistema de anti vírus e phising baseado numa solução da BitDefender. Basta introduzir o endereço que deseja partilhar, carregar no botão “Share Saf.li” e irá obter o novo endereço.

Depois de lhe ser apresentado o novo endereço encurtado, verá a opção “Get Stats”, é nesta secção que poderá ver como lhe mostramos de seguida todas as ameaças de vírus, phising ou exploits por javascript associadas ao site trançando-lhe um perfil da sua segurança.

Como pode observar, o serviço disponibiliza ainda outras funcionalidades úteis, como estatísticas de clique com detalhe ao dia, semana, mês e país de origem, bem como referências ao link encurtado no Twitter.

É um serviço jovem e com algum potencial de desenvolvimento, é certo que provavelmente está a tentar competir numa área onde já há muitas soluções do género. Mas ao apostar na vertente de segurança, facilmente irá dar um contributo positivo para termos uma maior confiança nestes serviços. Lifehacker

Artigos relacionados:

Exit mobile version