Pplware

Sabia que o Passaporte é um documento muito poderoso?

Muitas pessoas não têm ideia de que o Passaporte poderá abrir portas por esse mundo fora como também as pode fechar. A liberdade de visitar qualquer país não está ao alcance de qualquer Passaporte.

Como cada vez mais vivemos numa aldeia global… e o site Passport Index dá-nos uma informação valiosíssima.

Passport Index

O Passport Index classifica os Passaportes do mundo pela forma como os cidadãos podem, livremente, viajar pelo mundo sem a necessidade de um visto.

Cada vez mais vemos os nossos amigos e os amigos dos nossos amigos a colocar nas redes sociais as aventuras e desventuras por terras deste planeta. Hoje temos a facilidade de viajar de forma mais barata, pois muita gente foi obrigada a procurar trabalho num outro país e há ainda as pessoas para as quais o mundo é o seu placo de acção, sendo qualquer país é um bom país para negociar. Todos estes sabem o valor de um Passaporte e, quando se aproximam do aeroporto, (os europeus para fora da comunidade) a primeira coisa que fazem é certificar-se que o Passaporte está presente.

Além disso, o Passaporte é quem nos iliba de qualquer problema em termos de segurança quando passamos pelo controlo, pois levamos sempre a mão firme com o documento bem visível. Já pensou em como o Passaporte é poderoso?

Bom, ser até é, mas também depende do país, há países em que o Passaporte é muito menos poderoso que noutros.

Uma ferramenta chamada Passport Index tem o objectivo de ajudar os viajantes curiosos a classificar os países com base na facilmente dos seus cidadãos em poder viajar pelo mundo.

Ranking de poder dos Passaportes

O site faz vários grupos de Passaportes. De acordo com o sistema implementado pelo site, os Passaportes são classificados por pontos, pontos esses que se conseguem pela acumulação dos países a que o documentos dá acesso sem ser necessário um visto. Quando é feito o somatório chega-se ao Visa Free Score. Depois, quanto mais alto for o “Visa Free Score”, mais poderoso é o Passaporte.

 

No ano de 2016, o Reino Unido e os Estados Unidos estavam no top da lista em termos de pontos do Visa Free Score. Totalizaram 147 pontos. Actualmente, na liderança está a Alemanha com 157 pontos.

O Passaporte da Alemanha permite a um cidadão portador deste passaporte visitar, sem visto, 153 países membros das Nações Unidas e 6 territórios.

Países como a Suécia ou Singapura, estão classificados como Rank 2. Todos reuniram 156 pontos no Visa Free Score. De facto a senhora Merkel não gostou de no ano anterior estar na segunda posição e atacou o pódio.

E o Passaporte de Portugal?

Somos um país de brandos costumes, fraterno e com excelentes relações com todo o mundo. E se no ano anterior ocupava o Rank 6, juntamente com a Hungria, Irlanda, Bélgica, Noruega e Espanha, a verdade é que actualmente está apenas a 3 pontos da liderança e ocupa o Rank 4. Junto a Portugal estão também a Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Luxemburgo e Japão.

Se no passado recente países, como São Tomé e Príncipe, os territórios da Palestina, Ilhas Salomão, Birmânia e o Sudão do Sul estavam no fim desta lista com Rank 80, actualmente zonas de conflito como Síria, Iraque, Paquistão e Afeganistão têm os Passaportes menos poderosos e que apenas permitem entrar em cerca de 28 países sem visto (o último país é o Afeganistão com apenas 23 países visa-free) .

Embora seja um olhar relativamente simples como cada cidadão de diferentes países se pode movimentar livremente pelo mundo, a ferramenta interactiva oferece aos utilizadores uma percepção rápida do poder dos seus próprios Passaportes.

Além destes dados, há outras formas curiosas de ver o documento, podemos ver por país num mapa interactivo e podemos mesmo ver por cores, pois existem 4 cores autorizadas para emissão de um Passaporte.

Passaport Index

Exit mobile version