A Rússia insiste na guerra com a Ucrânia e passados tantos dias, desde o seu início, ainda poucas ou nenhumas são as conquistas. Mas a Rússia parece também estar a “apontar baterias” para o Ocidente. Veja este mapa.
A expressão “guerra entre a Rússia e o Ocidente” é frequentemente usada para descrever a rivalidade geopolítica intensificada entre a Rússia e países ocidentais, especialmente os Estados Unidos, os membros da NATO e da União Europeia. Essa rivalidade tem vindo a ganhar destaque com a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Conjunto de ataques ao Ocidente que, talvez, estejam ligados à Rússia…
Mas será que a guerra entre a Rússia e o Ocidente já é uma realidade? O jornal The Telegraph publicou um mapa que mostra um conjunto de ataques ao Ocidente que, talvez, possam estar ligados à Rússia.
Queda de aviões, avistamento de drones, corte de cabos de telecomunicações submarinos no mar Báltico, ofensivas contra satélites europeus, são alguns dos exemplos.
Segundo refere o jornal, o Kremlin estará a tentar “semear o maior sentimento de instabilidade na Europa desde o fim da Guerra Fria”. Aparentemente, segundo o jornal, tudo isto acontece porque o Ocidente apoia a Ucrânia.