Pplware

Redes Sociais em português

Foram analisadas, por Bruno Pedro, três Redes Sociais desenvolvidas em Portugal e direccionadas ao público português: amiguinhos.com, NetJovens e SAPO spot. Para tal foram contactados representantes dos três serviços propondo-lhes que respondessem a uma pequena entrevista. De todos, apenas o NetJovens não respondeu, sendo os seus dados estatísticos obtidos a partir da secção de publicidade do seu Web site.

amiguinhos.com O amiguinhos foi lançado em Março de 2002 e é mantido neste momento por uma equipa de 6 pessoas que partilham a amizade e o gosto por projectos Web de grande dimensão. André Moniz, um dos mentores deste projecto, revela-nos todos os detalhes do serviço.

O amiguinhos pode ser definido como um serviço onde o “utilizador pode criar amizades, trocar impressões, marcar encontros ou mesmo encontrar uma pessoa especial”. André Moniz defende que “a exploração de novos meios sociais, como a comunidade do amiguinhos, é o resultado da transformação do estilo de vida deste século, da procura de expressão pessoal e de um acesso mais fácil às novas tecnologias”.

Os visitantes do amiguinhos são, na sua maioria, provenientes de Portugal, mas o serviço já revela algum crescimento em França, no Reino Unido e no Brasil. André Moniz atribui este crescimento às comunidades de portugueses emigrantes existentes nesses países.

Neste momento o serviço conta com cerca de um milhão de visualizações mensais, mas a equipa antecipa um crescimento desse valor, alavancado por novas funcionalidades prestes a serem lançadas. Brevemente será possível ao utilizador promover o seu perfil através de conteúdos externos, como blogs, vídeo, e fotografia.

O amiguinhos não possui nenhuma fonte de rendimento, sendo o seu desenvolvimento sustentado pelos promotores do projecto. “Haverá um momento em que iremos colocar espaços de publicidade no site e a partir daí equilibrar todo o investimento que temos estado a realizar”, refere André Moniz, com alguma precaução de modo a não degradar a usabilidade do serviço.

SAPO spot O spot existe desde Novembro de 2007 e está integrado na rede de serviços do portal SAPO. Fazendo parte do maior portal português, o spot beneficia do acesso e da fácil integração com outros serviços SAPO. Teresa Barros, responsável pelo desenvolvimento, respondeu às questões colocadas na entrevista, revelando alguns pormenores interessantes.

O serviço oferece ao utilizador a possibilidade de criar a sua própria rede de amizades. Teresa Barros refere que “o objectivo é manter o contacto com essa sua rede (recorrendo aos mais diversos meios de comunicação, incluindo instant messaging), conhecer pessoas novas e partilhar conteúdos (mesmo que estes estejam noutros sites, como por exemplo o Flickr, SAPO Blogs, Blogspot ou YouTube)”.

O spot possui um leque impressionante de funcionalidades. Desde a comunicação em tempo real entre utilizadores, passando pela inserção e partilha de conteúdos (blogs, vídeo e fotografia), existe até a possibilidade de se obter a compatibilidade astrológica entre utilizadores.

Com milhão e meio de visitas mensais provenientes maioritariamente de Portugal, o serviço é rentabilizado através da “venda de publicidade, essencialmente banners e Anúncios SAPO”, indica Teresa Barros. Estas visitas traduzem-se em cerca de dez mil utilizadores que, diariamente, recorrem às muitas funcionalidades do spot.

Para o futuro esperam-se novas funcionalidades e integrações com serviços e conteúdos. “Por exemplo, vamos continuar a integração com o SAPO Mapas e utilizar a plataforma mobile”, indica Teresa Barros.

Que papel terão as Redes Sociais na sociedade em geral? André Moniz pensa que “as redes sociais estarão para a sociedade moderna como o café, o bar e a discoteca estiveram para a nossa geração”. É interessante perceber até que ponto as Redes Sociais poderão assumir o papel ocupado por estes locais, e que actividades aí se desenvolverão.

Teresa Barros acredita que “estamos perante uma mudança na forma como as pessoas conhecem outras e como mantêm o contacto com velhos amigos”, acrescentando ainda que “as redes sociais permitem manter contacto com amigos, mesmo aqueles que não vemos há muito tempo, e partilhar informações de forma centralizada”.

O comparativo Finalmente, aqui fica o comparativo dos três serviços, em termos de visualizações por mês, utilizadores registados e número de contactos por utilizador. Os dados relativos ao NetJovens foram obtidos a partir da sua secção de publicidade, não estando disponível a informação de contactos por utilizador.

Exit mobile version