Pplware

Redes: É hora de recordar o modelo de referência OSI

O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Organization for Standardization) é um modelo conceptual. Apesar de na prática não ser usado, este é um modelo importante, pois define um conjunto de camadas e funções para a comunicação, em rede, de sistemas abertos.

Em 2010 escrevemos aqui um pequeno resumo, pouco técnico do modelo de referência OSI. Hoje aproveitamos para recordar este relevante modelo com um atualização de conteúdos.


Se há uns bons anos, cada fabricante tinha as suas tecnologias, topologias, protocolos e haviam diversos problemas na interoperabilidade entre equipamentos…. hoje em dia já não é bem assim. As tecnologias e sistemas abertos, baseados em normas, têm vindo a ser amplamente usados o que significa que é fácil a comunicação entre dois ou mais sistemas diferentes.

Das muitas organizações ligadas a normalização destacam-se o IEEE (Institution of Electrical and Electronics Engineers), ISO (International Organization for Standardization) e ITU (International Telecommunication Union).

O Modelo OSI começou a ser desenvolvido em 1970 e foi publicado como standard ISO 7498 em 1984.

O modelo de referência OSI comtempla sete camadas, sendo que cada uma delas tem associado funções específicas.

CAMADAS DO MODELO OSI

Explicação de cada uma das camadas

Modelo OSI – Protocolos

A seguinte imagem mostra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos ao nível de TCP/UDP estamos mais especificamente a falar da camada de transporte.

Para quem pretender ler a analogia entre o envio de uma carta e o modelo OSI pode fazê-lo aqui. Em próximos artigos iremos explorar mais alguns conteúdos, relacionados com redes de comunicação, que estão sempre em disciplinas ligadas a cursos de informática e não só.

Referências:

Exit mobile version