É verão e como é normal a concentração de portugueses e turistas nas praias é maior. Se há uns anos as pessoas iam para a praia ler livros e revistas em papel e fazer palavras-cruzadas hoje tudo é diferente.
Os smartphones e tablets vieram mudar a forma como a sociedade se comporta e há até quem leve até os smartphones para dentro de água. Mas para que seja um “cenário perfeito” é preciso que haja boa cobertura de Internet. A NOS fez saber que reforçou a sua rede móvel 3G e 4G nas praias. Saia quais foram.
No âmbito do seu plano de investimento no reforço de rede móvel, a NOS concluiu o aumento da cobertura de comunicações móveis em dezenas de praias nacionais. Além disso, as áreas urbanas litorais, com especial enfoque nas praias algarvias, também foram reforçadas. Só estas recebem, durante os meses de julho e agosto, cerca 400 mil turistas nacionais e dezenas de milhares de estrangeiros.
Algarve foi a região mais reforçada
De acordo com a informação da operadora, foram instaladas mais de duas dezenas de antenas da rede móvel. Nomeadamente, nas zonas balneares de maior afluxo na época de férias.
No Algarve a cobertura contemplou Vila Real de Santo António, Monte Gordo, Cabanas de Tavira, Vilamoura, Albufeira (Oura e Praia dos Pescadores), Praia da Rocha e as praias de Altura, de Santa Eulália, de Porto de Mós, da Luz e da Quinta do Lago.
Na grande Lisboa foi reforçada a cobertura de comunicações móveis nas praias da Comporta, do Meco e da Lagoa de Albufeira. Na linha do Estoril foi reforçada a cobertura 3G e 4G na praia de Carcavelos.
O investimento na cobertura de rede destas praias e áreas urbanas litorais focou-se especialmente nas zonas com maior tráfego resultante do afluxo turístico observado anualmente.
Este investimento insere-se no plano de expansão e modernização da rede móvel da NOS. Assim, materializou-se num aumento de mais de 200% da capacidade 4G em Portugal. A rede permite já hoje cobrir 100% dos municípios nacionais com a rede 4G mais avançada do país e encontra-se 100% preparada para o 5G.