As tentativas de fechar os serviços de partilha de ficheiros tem levado a que a maioria das ofertas que existem na Internet acabem por desaparecer.
Tudo com começou com o fecho do MegaUpload e lentamente têm conseguido terminar com os serviços que ainda continuavam a existir na Internet.
Um dos mais conhecidos e usados serviços deste género, o RapidShare, acaba de anunciar que vai também fechar as portas, já no dia 31 de Março.
Não existem razões apontadas para a decisão do fecho do RapidShare, mas a informação que está no site não podia ser mais clara.
No próximo dia 31 de Março o RapidShare deixará existir acesso dos utilizadores ao site e todas as contas que ali existirem vão ser eliminadas.
Não existe qualquer informação sobre o que acontecerá aos conteúdos presentes no serviço, mas o mais provável é que tenham o mesmo fim que vai ser dado às contas.
Os utilizadores das versões pagas do RapidShare vão poder estender a utilização destas até ao dia 28 de Fevereiro, sendo nessa data terminada a venda de serviço de alojamento de ficheiros.
O RapidShare surgiu em 2002, na altura do crescimento deste tipo de serviços de partilha de ficheiros, tendo-se tornado um dos mais conhecidos e usados na Internet.
Tal como tantos outros serviços similares teve problemas com a justiça entre 2007 e 2012. Não foi caso único e sofreu dos mesmos problemas que os serviços similares foram alvo.
Na mesma altura em que o MegaUpload foi fechado o RapidShare enveredou por outros caminhos tendo conseguido manter os problemas longe do serviço e garantindo que conseguia ficar operacional.
Passou a oferecer apenas propostas pagas, com as contas Standard Plus (€49.99 por mês) e Premium (€99.99 por mês), eliminado todas as contas gratuitas, e garantindo que tinha um serviço similar a tantos outros, baseado no conceito de alojamentos de ficheiros na Cloud.
A verdade é que o RapidShare não se conseguiu adaptar a esta nova realidade e os utilizadores acabaram por escolher serviços mais conhecidos e até mais baratos para alojar os seus ficheiros.
Está assim declarada a hora de fecho do RapidShare e os utilizadores têm até ao dia 31 de Março para retirar os seus ficheiros deste serviço. Após essa data estes vão desaparecer para sempre.