Pplware

Farto de publicidade dirigida? Track THIS da Mozilla e Firefox é a solução para o problema

Apesar de ser estranho, é normal vermos publicidade a produtos que andámos a pesquisar nas páginas web que visitamos. Esta pode perseguir-nos durante meses, sem que possamos fazer nada para a fazer desaparecer. É uma prática comum que as entidades que colocam publicidade na Internet usam.

Este é um cenário desagradável, mas para o qual a Mozilla e o Firefox parecem ter encontrado uma solução. Com o Track THIS, a empresa consegue baralhar e enganar estes mecanismos. A forma é engenhosa e bastante interessante.


Na prática, o que o Track THIS faz é baralhar os mecanismos de recolha de informação de preferências e gostos dos utilizadores. Vai inundá-lo com informação errada e aleatória, levando a crer que o utilizador tem gostos distintos dos seus e de natureza variada.

O Firefox resolve o problema da publicidade

Para tal, o Track THIS vai abrir aleatoriamente 100 separadores, em sites e serviços que nada têm a ver com o utilizador. São fornecidos 4 perfis distintos, cada um com uma linha de apresentação. Falamos de Hypebeast, RichFilthy, Doomsday e Influencer.

Depois de escolhido o perfil, começa então o processo de mudança de perfil de publicidade do utilizador. São abertos os 100 separadores de uma única vez, sendo por isso necessário algum tempo para que o processo termine. Este será um momento em que a máquina irá estar ocupada.

A Mozilla usa recursos da máquina temporariamente

Os criadores alertam para este momento, em que será exigida à máquina processamento anormalmente elevado. Nesse período não será possível fazer mais nada. Recomendam também que seja usada uma janela própria para isso. Assim será mais simples fechar os 100 separadores.

É importante ter também atenção que se for usado o Chrome, este irá pedir autorização para que estes 100 separadores sejam abertos. De resto, todo o processo decorre de forma igual, alimentando com informação errada os serviços de publicidade.

O Track THIS é uma solução temporária

Por muito apetecível que seja esta funcionalidade, não é permanente e nem eterna. Com o continuar da utilização do browser, o utilizador vai invariavelmente dar novas informações para publicidade. Assim, recomenda-se que o Track THIS seja usado de forma periódica no Firefox e no Chrome, ou quando entender que está a receber sempre a mesma publicidade.

Track THIS

Exit mobile version