Os esquemas fraudulentos com recurso ao MB WAY são muito frequentes. A tecnologia usada garante segurança, mas a facilidade de operação leva a que os burlões criem facilmente esquemas para obter dinheiro.
A PSP desmantelou um grupo de dez indivíduos suspeitos de terem criado um esquema de burla com MB WAY que lesou pelo menos 30 pessoas.
MB WAY: Burlões levavam vítimas a introduzir códigos
De acordo com informações recolhidas pelo JN, os burlões escolhiam as vítimas em anúncios de sites da Internet. Eram pessoas que publicitavam a venda de bens e que eram posteriormente abordadas pelos burlões.
Os indivíduos apresentavam-se como clientes interessados na compra dos artigos publicitados, referindo que queriam pagar por MB WAY e aliciavam as vítimas a instalar a aplicação nos seus telemóveis… e é aqui que entra em ação a burla.
Aproveitando o desconhecimento das vítimas sobre o funcionamento da aplicação os burlões levavam-nas a introduzir códigos que lhes permitia tomar o controlo das contas bancárias dos lesados. Eram depois realizadas transferências para contas dos elementos do grupo ou de cúmplices que faziam de imediato levantamentos em dinheiro.
O MB WAY é a solução MULTIBANCO que lhe permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro e dividir a conta e ainda utilizar e levantar dinheiro através do seu smartphone, numa app própria ou nos canais do seu banco.
Quais as recomendações de segurança na utilização do MB WAY?
- Nunca adicione um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece.
- Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS
- Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS
- Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade