Pplware

Provas de aferição: Afinal vai ser preciso instalar uma app

As provas de aferição vão começar, mas o Governo comunicou hoje mudanças. Há provas de aferição que serão feitas em formato digital e iriam ser feitas através de um simples browser. Agora vai ter de instalar uma app.


Entre 16 e 26 de maio começam as provas dos alunos do 5.º ano e 8.º ano, sendo que as provas digitais realizam-se às disciplinas de Português, Estudo do Meio, Matemática, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Físico-Química, Tecnologias da Informação e Comunicação e Inglês.

Até à semana passada, as indicações eram que as provas de aferição iriam ser realizas via browser. Agora as informações recebidas indicam que é necessário uma app instalada num computador. O Ministério da Educação acredita que as escolas têm condições para instalar a aplicação a utilizar nas provas de aferição e por isso mantêm o calendário previsto.

O presidente do IAVE, Luís Pereira dos Santos, referiu que a aplicação foi enviada no final da semana passada “por questões técnicas de segurança”, garantindo tratar-se de “uma aplicação de instalação muito simples”. O nosso sistema de provas eletrónicas foi concebido de forma a ser simples e a não implicar a intervenção de professores mais especialistas nesta matéria.

A aplicação permite, através da instalação nos computadores dos alunos, que estes não possam sair da sua prova antes de a terminarem nem aceder a outras aplicações, explicou o gabinete de imprensa do ministério da Educação em declarações à Lusa.

 

Datas de realização das Provas de Aferição 2023

Provas de Aferição do 2.º Ano

Provas de Aferição do 5.º Ano

Provas de Aferição do 8.º Ano

Segundo as informações, este ano, mais de 250 mil alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade vão fazer as provas no computador.

Exit mobile version