A empresa suíça ProtonMail, lançou recentemente, depois de um ano de trabalho árduo e quatro meses de testes rigorosos, um novo serviço de VPN que promete ser um concorrente à altura das já existentes.
Esta VPN utiliza uma arquitetura Secure Core, cujo objetivo é aumentar a segurança dos utilizadores contra ataques, sendo todo o tráfego fortemente encriptado através de um túnel.
O ProtonVPN utiliza RSA, AES-256 e HMAC de 2048 bits com criptografia SHA256, IKEv2 e OpenVPN. Curiosamente, um abrigo do exército suíço, localizado 1000 metros abaixo do solo, é utilizado para proteger os servidores, e a infraestrutura da empresa está instalada na Islândia numa base militar de alguma idade, mas segura.
Além de tudo isto, é possível adicionar uma camada de anonimato extra, uma vez que a integração com o TOR (nas versões Plus e Visionary) está presente nesta solução.
O nível gratuito não é, obviamente, tão robusto quanto os pagos, mas ainda assim são 3 os países disponíveis. Caso opte por esta, escolha o servidor mais próximo da sua ligação, pois assim consegue obter melhores velocidades. Nas versões pagas, existem 14 localizações à disposição.
A procura é tanta que agora são vítimas do seu próprio sucesso. Atualmente, os interessados em obter uma conta gratuita terão que ficar em lista de espera, pelo menos até existirem mais servidores online. Apenas as contas pagas têm acesso imediato.
Esta solução está disponível para Windows, macOS, iOS, Linux e Android, sendo necessário utilizar a respetiva aplicação cliente, por eles desenvolvida. Importante será dizer que não são armazenadas informações acerca das ligações e sites visitados pelos utilizadores.
Partilhe nos comentários a sua opinião sobre as soluções de VPN disponíveis no mercado. Qual foi a solução VPN que o/a conquistou?