Pplware

Prosegur vítima de ataque informático com Ransomware

Nesta era do mundo digital todos os sistemas são suscetíveis de ataques. Muito existindo a máxima segurança, há sempre vulnerabilidade que podem ser exploradas pelos piratas informáticos.

A Prosegur foi a mais recente vítima de um ataque informático. Nesse sentido foi obrigada a “cortar” as ligações com os clientes.


A Prosegur é líder em Segurança Privada e comercializa alarmes para a sua Casa ou Empresa. A empresa é a mais recente vítima de um ataque informático, mais propriamente de ransomware.  A empresa espanhola emitiu um comunicado que foi publicado no Twitter onde é referido que ativou todos os mecanismos de segurança.

No sentido de proteger os clientes, a empresa restringiu a comunicação com os clientes de modo a que o ransomware não se propague. O ransomware em causa é o RYUK semelhante ao ransomware Hermes.

 

O que é um Ransomware?

O ransomware é um tipo de ameaça relativamente nova. Apesar do primeiro exemplo deste malware datar já do final dos anos 80, foi preciso esperar por 2013 para termos um exemplo cabal do que este novo tipo de ameaça é capaz. Foi neste ano que surgiu o Cryptolocker.  Um ransomware tem o seguinte modus operandi…

  1. O malware é executado no computador hospedeiro, em segundo plano, sem afetar inicialmente o funcionamento da máquina;
  2. Os ficheiros de dados do computador e/ou de quaisquer discos a ele ligado, são criptografados em segundo plano, ficando ilegíveis, usando criptografia de chave pública;
  3. Após a encriptação de um número significativo de ficheiros de dados – ou de todos! – é exibida uma mensagem ao utilizador indicando o que se passa e exigindo (esta é a parte do resgate/ramsom propriamente dito) o pagamento de uma quantia, através de Bitcoin ou outra criptomoeda semelhante, não rastreável, para desencriptar os ficheiros através do fornecimento da chave – saber mais aqui.

Leia também…

Exit mobile version