Quer seja uma escapadinha relaxante até à costa ou uma visita mais aventureira a parques naturais, os dados da Airbnb indicam que as próximas semanas são, tradicionalmente, o período em que os portugueses reservam alojamento para as férias de verão. Conheça algumas dicas para não “cair” nas burlas com alojamentos.
À medida que os portugueses começam a planear as suas merecidas pausas, os burlões podem tentar tirar partido dos momentos de maior procura, recorrendo a anúncios falsos, sites fraudulentos, chamadas telefónicas ou até publicações em redes sociais.
Dicas para não “cair” nas burlas com alojamentos
Para ajudar a manter os viajantes seguros no ciberespaço, a Airbnb uniu-se à Polícia de Segurança Pública (PSP) e ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para partilhar conselhos, apelando, ao mesmo tempo, a uma maior vigilância e à utilização de plataformas seguras e de confiança:
- 1) Não clique em links inesperados
- Links e anexos fraudulentos em e-mails ou mensagens de texto podem redirecionar para sites que imitam páginas legítimas, mas que são desenhados para obter dados pessoais, como palavras-passe ou números de cartão de crédito. Utilize sempre plataformas reconhecidas, como a aplicação da Airbnb ou aceda diretamente ao site www.airbnb.pt para garantir que está numa página oficial.
- 2) Denuncie sempre qualquer suspeita de burla
- Se suspeitar que foi alvo de uma burla ou de um contacto fraudulento, deve reportá-lo às autoridades. O site do Centro Nacional de Cibersegurança também disponibiliza informação orientadora para saber o que fazer em caso de incidente de cibersegurança.
- 3) Desconfie de ofertas demasiado baratas ou pedidos de depósitos avultados
- Se uma oferta parecer demasiado boa para ser verdade, sobretudo se divulgada nas redes sociais, ou se estiver a ser pressionado a decidir rapidamente, poderá tratar-se de uma burla. O melhor é terminar de imediato qualquer contacto.
- 4) Nunca pague férias ou alojamentos por transferência bancária direta
- A Airbnb protege os seus hóspedes através de uma plataforma segura, que centraliza todas as comunicações e pagamentos. Se alguém pedir para sair da plataforma para comunicar, reservar ou pagar, deve recusar e reportar a situação à Airbnb ou à plataforma em questão.
- 5) Utilize apenas plataformas de confiança para reservar, pagar e comunicar
- As reservas devem ser sempre feitas e pagas através de plataformas fiáveis, como a Airbnb, que oferecem processos seguros e políticas de reembolso. Na Airbnb, todas as reservas incluem a cobertura AirCover, o que significa que, se surgir um problema grave que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajudará a encontrar uma alternativa ou reembolsará o valor pago.
- 6) Use palavras-passe diferentes para cada conta e ative a autenticação de dois ou múltiplos fatores
- Se usar as mesmas credenciais em diferentes contas, aumenta o risco de acesso indevido por parte de terceiros. A Airbnb oferece autenticação multifator, permitindo aos utilizadores verificar a sua identidade de várias formas, aumentando a segurança e reduzindo o risco de intrusões.
Com o aproximar da época de férias, aconselhamos vivamente todo o viajante a ter mais cuidado ao fazer as suas reservas. Torna-se cada vez mais importante que esteja alerta e seja cauteloso nas suas decisões, solicitando informações e partilhando dúvidas que possam surgir com pessoas da sua confiança, pois à medida que mais pessoas tomam conhecimento das burlas, os burlões tornam-se cada vez menos bem-sucedidos. Se suspeitar que está a ser vítima de burla, guarde todas as trocas de comunicações (números de contacto, mensagens, emails, fotos, recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes), e denuncie de imediato o crime à PSP.
Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, indica que…
O comportamento humano relativamente às tecnologias digitais é um dos fatores mais determinantes para a segurança do ciberespaço. A grande exposição aos riscos, por parte das pessoas e organizações, exige uma maior consciência e literacia sobre boas práticas nos meios digitais, nomeadamente durante o período de férias, durante o qual todos nós temos tendência a baixar as nossas defesas. O CNCS disponibiliza no seu site recursos de sensibilização, entre os quais cursos online gratuitos, que ajudam a que, mesmo em férias, possamos estar ciberseguros.
Jaime Rodríguez de Santiago, Diretor-Geral da Airbnb Marketing Services, acrescenta que:
À medida que as pessoas reservam as suas férias de verão, os burlões procuram tirar partido de quem está à procura de uma boa oportunidade, tornando ainda mais essencial estar atento. A nossa parceria com a Polícia de Segurança Pública e o Centro Nacional de Cibersegurança permite alertar para os principais sinais de alarme. Encorajamos os nossos hóspedes a comunicar, reservar e pagar através da Airbnb, onde temos diversas salvaguardas implementadas, como os nossos processos de pagamento seguro e políticas como a AirCover. Recomendamos ainda que nos reportem sites suspeitos ou e-mails de phishing, para que possamos investigar e acionar os mecanismos necessários junto de entidades competentes. Em 2024, a nossa equipa detetou e combateu cerca de 3.200 domínios de phishing operados por terceiros a nível global.
Para mais informações sobre como reservar viagens em segurança, consulte o guia do Centro Nacional de Cibersegurança sobre utilização segurança na internet.