Pplware

Portugal: IA pode colocar em risco 481 mil empregos na próxima década

A inteligência artificial é a tecnologia que promete transformar o mundo. Como outras tecnologias, haverá coisas positivas e coisas negativas. Segundo um estudo recente, a IA pode colocar em risco 481 mil empregos na próxima década.


IA pode impactar setores das atividades administrativas e das atividades informáticas e telecomunicações

A Randstad apresentou recentemente o estudo “A IA e o mercado de trabalho português”. De acordo com os resultados, em Portugal estima-se que a IA possa levar à perda líquida de 80,3 mil empregos, que se traduzem na automatização de 481 mil empregos e na criação de 400 mil empregos.

As estimativas colocam no topo dos empregos atuais que poderiam estar em risco os setores das atividades administrativas e das atividades informáticas e telecomunicações.

Segundo Isabel Roseiro, diretora de marketing da Randstad…

Num curto espaço de tempo, a inteligência artificial está a transformar a forma como trabalhamos com impacto direto em diversos setores de atividade.

Ao mesmo tempo, a sua entrada cada vez mais massificada faz-nos colocar algumas questões éticas em cima da mesa. A verdade é que a sua utilização tem também efeitos sócio-económicos nomeadamente no que diz respeito ao potencial de ganhos de eficiência, o facto de algumas empresas e trabalhadores poderem beneficiar desta nova tecnologia, mas também a possibilidade de outros perderem os seus empregos com a automatização de tarefas

Segundo os dados da Goldman Sachs, estima-se que 18% do trabalho poderia ser automatizado pela IA a nível mundial, principalmente nas economias desenvolvidas, impacto que poderia conduzir a um aumento da produtividade e, consequentemente, do PIB mundial anual em 7%.

Exit mobile version