Pplware

Portugal: Compras online aumentaram 50% em 5 anos

Todos os dias cerca de 75% dos portugueses está ligado à Internet e há, cada vez mais, confiança para comprar online, em lojas nacionais ou estrangeiras.

Ainda que de forma tímida, sendo que apenas 30% dos portugueses se aventura a fazer compras online, a verdade é que este número tem vindo a crescer de forma bastante consistente e só o ano passado foram gastos 3,8 mil milhões de euros na Internet.

Comprar uma viagem, reservar um hotel, comprar um smartphone ou uma camisola nova, são acções que, cada vez mais, se fazem online. Em 2015, 30% dos portugueses, fez deste tipo de compras online, o dobro do que se fazia em 2010.

Em média, cada consumidor online gastou 911€, cerca de 3,8 mil milhões de euros, um pouco menos abaixo da média europeia, que investiu em compras pela Internet 966€. Segundo a ACEPI, responsável por este estudo, em 2016 não deverão haver alterações significativas na percentagem de portugueses que compra online, mantendo-se na casa dos 30%, ao passo que a média europeia se deverá situar nos 56%.

Sendo esta um tendência de hábitos crescente, em 2025 estima-se que o valor gasto pelos portugueses na Internet triplique, para os 9,2 mil milhões de euros.  

E onde compram os portugueses?

As preferências não se ficam apenas pelas lojas nacionais, onde é possível fazer uma boa comparação de preços através do serviço KuantoKusta. Muitos portugueses optam por comprar no estrangeiro e as lojas mais procuradas em 2015 foram:

Um dado curioso é que 50% dos portugueses que compra online, já comprou em sites chineses.


Leia também: Se comprar fora da UE, saiba o que esperar da alfândega

 

E o compram?

A reserva de alojamento e compra de bilhetes de transportes, nomeadamente, de avião, são as áreas onde os portugueses mais gastam dinheiro online.

 

Quais as aplicações onde mais dinheiro se gasta?

Mas os portugueses também gastam dinheiro com aplicações móveis. O Netflix, a Uber e o Airbnb são aquelas onde, em 2015, mais se investiu em Portugal.


Tem por hábito fazer compras online?
Exit mobile version