Já tem um contador inteligente? As redes inteligentes de distribuição de energia elétrica referem-se aos serviços e ferramentas ao dispor dos utilizadores e dos operadores das redes que permitem o acesso a dados de produção e consumo.
Estas redes assentam numa infraestrutura tecnológica suportada nos contadores inteligentes de baixa tensão e numa rede de comunicações e sistemas de tratamento e disponibilização de dados. De acordo com números recentes, Portugal já tem 4 milhões de contadores inteligentes instalados.
A E-REDES (ex-EDP Distribuição) anunciou esta terça-feira que ultrapassou a marca dos quatro milhões de contadores inteligentes instalados, o que significa uma cobertura de dois terços dos clientes em Portugal Continental.
Conforme o comunicado…
Graças a estes contadores inteligentes, os consumidores poderão acompanhar o seu perfil energético e ajustar o seu consumo de eletricidade e os técnicos da E-REDES não necessitam de se deslocar para executar ordens de serviço ou para recolher leituras, contribuindo, assim, para uma maior comodidade e eficiência, bem como para a redução da pegada ambiental
Segundo a empresa, em 2021, com o parque instalado, foi possível evitar a emissão de mais de 1,6 de toneladas de CO₂.
Qual a vantagem de ter um contador inteligente?
As funcionalidades das redes inteligentes possibilitam fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente), assim como realizar outras operações à distância como a alteração da potência contratada. Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:
- Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
- Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação
- Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
- Despiste de avarias mais eficaz: permite um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
- Maior controlo sobre os seus consumos: regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderá ser-lhe dada informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.
Esta realidade implica ainda “benefícios para os comercializadores e empresas de serviços energéticos, que poderão oferecer aos clientes serviços e planos de preços adaptados aos perfis e necessidades de consumo, constituindo um elemento fundamental da transição energética”, pode ler-se no comunicado.