Pplware

Poderá o Chrome OS imprimir?

A pergunta do título foi uma das últimas a ser feita durante a apresentação do Chrome OS no final do ano passado. Como pode um sistema operativo assente  num browser conseguir imprimir?

A resposta a esta pergunta foi apresentada pela Google esta semana. Dá pelo nome de Google Cloud Print e irá permitir que qualquer aparelho ligado à Internet consiga imprimir através da cloud e sem ter de depender de qualquer driver específico.

Neste momento ainda não existe nada de concreto à excepção de um modelo, documentação e código para a implementação deste conceito. Este novo projecto da Google irá permitir que qualquer aplicação (web, desktop ou mobile) ou dispositivo, consiga imprimir em qualquer impressora em todo o mundo.

Da mesma forma que hoje partilhamos documentos no Google Docs com amigos e familiares num futuro próximo poderemos partilhar acessos às nossas impressoras com quem entendermos e o processo de impressão será extremamente facilitado pois não estaremos presos a aplicações proprietárias e a drivers de fabricantes.

Mas a Google mais uma vez inova e lança uma ideia aos fabricantes de hardware. Criem uma impressora que seja ‘cloud aware’, ou seja, que consiga ligar-se à cloud e que tenha software capaz de falar com os servidores Google.

O suporte das impressoras que actualmente existe será mantido através da criação de software a ser instalado nos nossos PC’s e que estão ligados a essas impressoras. Desta forma conseguiremos ligar a nossa impressora à cloud e receber trabalhos de quem autorizámos. Mesmo as impressoras que estejam ligadas à rede terão de passar pelo proxy instalado no PC pois é única forma de conseguirem “falar” com os servidores da Google. Por agora está a ser desenvolvida uma versão deste proxy para Windows e é esperado num futuro próximo versões para Linux e Mac.

Apesar de apresentar um serviço seu de cloud print a Google espera que esta ideia se converta num standard e que outras alternativas ao seu serviço surjam.

Como devem calcular este conceito não será um exclusivo do Chrome OS. Poderá ser utilizado e aproveitado por qualquer equipamento com ligação à Internet. Só depende da sua impressora estar ligada. E se ela não estiver pode sempre pedir a uma amigo que partilhe consigo a sua. Interessante o que o futuro nos reserva… E mais uma vez veio da Google!

Preparados para instalar a impressora virtual da Google? E com quem vão partilhar a vossa impressora? Vamos aguardar pois em breve vão surgir notícias!


Homepage: Google Cloud Print

Exit mobile version