O pedido do Complemento Solidário para Idosos (CSI) já pode ser feito através da Segurança Social Direta, sem necessidade de deslocação a um serviço de atendimento presencial.
Complemento Solidário para Idosos (CSI) é atualmente de 630,67 euros mensais
O Complemento Solidário para Idosos é um apoio pago mensalmente aos idosos de baixos recursos residentes em Portugal, com idade igual ou superior à idade normal de acesso à Pensão de Velhice, ou seja, 66 anos e 7 meses, e aos pensionistas de invalidez que não sejam titulares da Prestação Social para a Inclusão (PSI).
O principal objetivo do CSI é garantir que estes idosos têm um rendimento mínimo que lhes permita viver com mais dignidade, reduzindo a pobreza entre esta faixa etária.
Este complemento é atribuído depois de uma avaliação dos rendimentos de quem requer e do seu agregado familiar, assegurando a atribuição àqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade financeira.
A partir de agora, pode solicitar o CSI através da Segurança Social Direta. Em outubro do ano passado, beneficiavam do CSI 196 946 pessoas, representando uma subida de 46,6% relativamente ao período homólogo.