Dois operadores de call center burlaram donos de estabelecimentos comerciais através do MB WAY, em mais de 640 mil euros. Segundo as informações, foram condenados a mais de 7 anos de prisão por burla e falsidade informática.
MB WAY: Entre 2019 e 2021 conseguiram arrecadar 640 mil euros…
Identificavam-se como comerciais ou funcionários da EDP e procuravam, na internet, contactos de lojas e restaurantes, o nome completo e a morada das vítimas. Segundo refere o Jornal de Notícias, usavam a experiência de operadores de call center e montaram um esquema de burla através do MB WAY. Entre 2019 e 2021 conseguiram arrecadar 640 mil euros.
Os dois principais arguidos confessaram os factos de que foram acusados. Estão em prisão preventiva. Foram condenados por burla e falsidade informática a mais de 7 anos de prisão, pelo Tribunal de Vila Nova de Gaia, que sentenciou outras cinco pessoas por lavagem de dinheiro.
As burlas através do MB WAY estão a aumentar. No ano passado foram registados 10 casos por dia.
O MB WAY é o serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno e completo, que conta com mais de 4,5 milhões de utilizadores que fazem compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel.
Atualmente existem várias burlas que usam o MB WAY, mas não pelo facto de o serviço ser inseguro. A facilidade de uso por parte dos utilizadores, tem levado a que os burlões se aproveitem.