As fraudes com recurso ao MB WAY não param de crescer. A Polícia Judiciária voltou a revelar uma nova fraude com a utilização de MB WAY.
Segundo o que foi revelado pela PJ, a “Operação Far Away” implicou a realização “de 29 buscas domiciliária, de norte a sul do país, e foram efetivadas 19 detenções. Os prejuízos ascendem aos 270 mil euros.
A Polícia Judiciária levou a cabo uma operação policial de combate ao cibercrime, designadamente, fraudes perpetradas com utilização da aplicação MB WAY. A operação visava a recolha adicional de elementos de prova que indiciavam já três grupos distintos de indivíduos, sedeados na zona do alto Alentejo e que nos últimos dois anos se vinham dedicando à prática reiterada deste tipo de fraudes, tendo causado com isso um prejuízo que ascende a 270 000 euros.
No decurso da operação foram realizadas 29 buscas domiciliária, de Norte a Sul do país e foram efetivadas 19 detenções, tendo sido apreendidos vários e diversificados objetos usados para a prática dos ilícitos e/ou adquiridos com os proventos da mesma.
Os detidos, vão ser presentes a interrogatório Judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.
Recomendações relativamente ao MB WAY
- Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;
- Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
- Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;
- Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento