As ferramentas de produtividade são sempre úteis em qualquer sistema. Ao longo dos últimos anos o paradigma tem mudado e hoje em dia, em vez de ter suites de produtividade instaladas no PC, os utilizadores têm estas plataformas disponíveis através de um simples browser.
Neste segmento as soluções mas populares são o Drive da Google e o Office365 da Microsoft. Mas para quem gostava de ter o Libre Office, também neste modelo, fique a saber que já é existe! Vamos conhecer o Open365.
Chama-se simplesmente Open365 e é um novo serviço concorrente do Drive da Google ou do Office365 da Microsoft. A base deste projecto é o Libre Office. O Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.
Como usar o Open365?
Usar o Open365 é bastante simples. Para começar é necessário que o utilizador crie uma conta gratuita.
Existe um cliente disponível que pode ser instalado no sistema. De referir que este cliente não é propriamente necessário, no entanto simplifica algumas acções como por exemplo o upload de ficheiros.
Para acederem ao serviço carreguem em “I’m Ready”.
Depois de criadas as credenciais, o utilizador deverá autenticar-se no serviço.
Nota: No processo de autenticação deve acrescer ao username@open365.io
Já dentro da plataforma o utilizador tem acesso aos seus ficheiros criados online ou que carregados a partir do PC. Nesta mesma interface é possível também saber qual o espaço de armazenamento em uso. O Open365 oferece gratuitamente 20 GB de armazenamento.
Como criar um documento?
Para criar um documento basta selecionar a opção Cloud na barra superior do serviço. A título de exemplo vamos carregar em Writer para criar um documento.
Como podemos ver, apesar de ainda ser uma versão beta, o Open365 está já bastante completo em termos de funcionalidades (neste caso no Writer). Experimentamos criar um texto e a experiência foi bastante positiva. Nota-se que ainda existe algum pequeno delay em algumas funções, algo que deverá ser melhorado em breve.
Apesar de ainda estar numa versão beta, o Open365 é já uma fantástica alternativa ao popular Drive da Google ou ao Office365 da Microsoft. Além disso o Open365 segue a linha do Libre Office podendo assim cativar os mais de 100 milhões de utilizadores em todo o mundo que já usam a plataforma de produtividade open source. Não se esqueçam que além de todas as funcionalidades disponíveis o utilizador ainda tem disponíveis gratuitamente 20 GB de armazenamento (mais o que muitos serviços da cloud oferecem).