Pplware

Open Device Manager: Uma alternativa à Google?

O ecossistema Google recebeu recentemente uma funcionalidade que há muito era pedida por todos os seus utilizadores. Falamos da capacidade de controlar remotamente os dispositivos que temos associados a nós, através do Android Device Manager.

Lançado em Agosto do ano passado, este serviço vê agora chegar a sua versão Open Source, independente da Google, e com as mesmas capacidades que o serviço da gigante das pesquisas.

O Open Device Manager é uma versão gratuita e independente da Google, mas com as mesmas funcionalidades que o serviço da Google fornece.

Com o Open Device Manager vão poder controlar os vossos dispositivos Android, sabendo onde estes se encontram a qualquer momento. Podem também enviar mensagens para qualquer dispositivo, de forma simples e rápida, directamente da interface Web de controlo.

Para que o Open Device Manager funcione precisam de ter uma versão servidor instalada e, claro, também uma aplicação específica a correr nos vossos dispositivos Android.

Ambas as vertentes do Open Device Manager são completamente gratuitas e podem ser usadas por qualquer utilizador.

Os criadores do Open Device Manager garantem que este sistema pode ser colocado em funcionamento em apenas 10 minutos, não requerendo qualquer conhecimento especial de linux ou de qualquer linguagem de programação.

Basta instalar o Open Device Manager num servidor web, copiando os ficheiros para o local certo, criando a base de dados necessária e editando apenas um ficheiro, e ter a correr num dispositivo Android o cliente.

Apenas terá acesso ao Open Device Manager os clientes que tenham criado e configurado as suas contas nesse serviço. Toda a comunicação entre o servidor e os clientes é feita de forma segura e cifrada, para garantir que os dados permanecem anónimos.

As principais funcionalidades do Open Device Manager incluem:

Tal como no serviço da Google podem localizar os equipamentos, enviar-lhe mensagens, ser alertados de alterações às configurações dos equipamentos ou, em casos extremos, bloqueá-los ou remover os dados que neles constam.

Vejam no vídeo abaixo a forma simples e rápida de instalar e de usar o Open Device Manager. Em apenas 10 minutos está pronto a receber os dados dos vossos dispositivos.

Todos os que querem ter as funcionalidades que o Android Device Manager oferece mas têm receio do que a Google pode fazer com os seus dados e com o que trocam entre os dispositivos têm no Open Device Manager uma excelente alternativa.

Apenas requer um servidor com acesso à Internet, um conjunto de scripts instalados e a funcionar, e um agente específico a correr nos seus dispositivos Android.

É uma excelente forma de as empresas terem acesso aos dispositivos dos seus colaboradores ou para uma família ter os seus dispositivos monitorizados e controlados.

Todo o código, quer do servidor, quer do cliente pode ser acedido de forma gratuita e aberta, para que os mais receosos possam confirmar que não existe qualquer recolha de dados feita de forma não autorizada.

Simples de instalar e de manter, o Open Device Manager pode ser usado por qualquer um que o queira ter a funcionar. É uma excelente plataforma para todos os que querem monitorizar de forma mais restrita e controlada os seus dispositivos Android, escapando à recolha de dados que a Google supostamente faz.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android/ Linux
Download: Open Device Manager Server
Download: Open Device Manager Android
Homepage: Open Device Manager

Exit mobile version