Pplware

WordPress 3.8: A novidade está centrada na mudança de visual

Todos os que desenvolvem para a Web conhecem bem as capacidades que o WordPress oferece e o que dele podemos tirar. Este motor de sites está a anos luz da concorrência e permite que façamos sites e blogs em poucas horas.

A sua permanente evolução tornam-no ainda melhor e com constantes melhorias. A mais recente versão do WordPress foi anunciada no final da passada semana e está já disponível para todos. Chegou o WordPress 3.8 “Parker”.

Como é normal, toda as versões do WordPress têm o seu nome associado a um músico de Jazz. Desta vez a escolha recaiu sobre o muito famosos compositor e trompetista Charlie Parker.

Desde a versão anterior que o WordPress entrou em ciclos de desenvolvimentos mais rápidos e com datas certas para disponibilização. Esta metodologia, que podemos encontrar em muito outros software, permite que as novidades sejam apresentadas de forma periódica.

Esta versão estava pensada para ser lançada no final do corrente ano, tendo até sido ligeiramente antecipada.

A versão 3.8 é uma das que mais alterações visuais oferece até à data. Todos os que conhecem o WordPress vão notar imediatamente as diferenças visuais que a interface de gestão tem.

O WordPress passou a ter disponíveis temas que podem ser aplicados à interface de gestão, tornando-a mais limpa e mais apelativa, acabando de vez com a interface anterior.

Ao mesmo tempo esta interface viu serem melhoradas as fontes usadas, para estarem mais apelativas, e o contraste foi redefinido para garantir uma área de trabalho mais interessante e mais adequada à simplicidade e clareza.

E como a Internet deixou de ser um exclusivo dos Desktops, podendo fazer-se a gestão do WordPress em qualquer aplicativo, também esta interface foi adaptada a esta nova realidade. Podemos agora em qualquer dispositivos e em qualquer browser gozar da melhor experiência de utilização possível.

Mas a gestão de temas foi também alvo de melhorias. Podemos ver com mais facilidade os temas que temos disponíveis e a forma como estes ficam nos nossos sites. Com o teclado vamos poder navegar de forma rápida entre temas e facilmente acedemos a informação adicional sobre cada um dos temas.

Também a arrumação e a ordenação dos widgets foi melhorada para acabar de vez com o processo de arrastar e largar, que muitas vezes nos levava a fazer scroll durante demasiado tempo.

Também nesta zona a melhoria da interface se fez sentir, estando a gestão de widgets também adaptada às novas realidades e aos novos equipamentos.

Por fim surge um novo tema default. O Twenty Fourteen vem no seguimento dos anteriores e prepara o WordPress para estar imediatamente pronto a ser usado.

Ao contrário dos anteriores, o Twenty Fourteen está adaptado mais ao formato de revista e menos de blog. Existem diferentes vistas possíveis de serem usadas, podendo o tema ser adaptado ao que o utilizador pretende.

E por ser um tema directamente produzido pela equipa do WordPress, o Twenty Fourteen está perfeitamente enquadrado com a plataforma.

A versão 3.8 do WordPress é a segunda a ser lançada no novo modelo de versões. Provavelmente os vossos sites vão estar já actualizados, se tiverem activa a opção de actualização automática, que foi estreada na versão anterior.

Se não for esse o caso então só têm de procurar pela indicação da actualização e seguir todos os passos apresentados.

Esta novidade do WordPress está mais centrada na sua imagem e na integração em diversas plataformas. Faz parte dos planos de crescimento e melhorias deste motor de sites e, pelo que podemos ver, até agora está a ser conseguido.


Download: WordPress 3.8
Download: WordPress 3.8 PT
Homepage: WordPress

Exit mobile version