O serviço de mensagens instantâneas da Microsoft assenta actualmente no Skype. Cada vez mais uma peça essencial dentro dos serviços desta empresa, tem conseguido adaptar-se às necessidades dos utilizadores.
Com uma presença quase completa no que toca a plataformas, o Skype prepara-se agora para dar um salto maior, ao chegar numa versão para a Web, que pode ser usada com um simples browser.
A presença web do Skype não é propriamente uma novidade. Está já há algum tempo presente no Outlook.com, integrando-se perfeitamente neste serviço de email da Microsoft.
O que é agora novidade é que o Skype passou a ter uma presença web própria e um site dedicado ao seu serviço, onde o utilizador pode entrar e conversar com os seus contactos.
A Microsoft tinha já começado a enviar convites para alguns utilizadores pontuais poderem testar e avaliar o serviço. Mas depois destes testes iniciais o Skype está aberto a (quase) todos.
O acesso a estes novo serviço faz-se pelo endereço Skype.com, ou web.skype.com, e utilizador só tem de se autenticar com as suas credenciais do serviço.
Para já a versão web do Skype está limitada a dois países. Os utilizadores Norte Americanos e do Reino Unido são os únicos que para já podem testar o Skype directamente no browser.
Todos os normais serviços que o Skype disponibiliza no seu cliente podem ser encontrados nesta versão Web. Para além das chamadas de vídeo, de voz e mensagens de texto, podem navegar no histórico de mensagens.
Esta versão do Skype está preparada para trabalhar com a maioria dos browsers, sendo suportada pelo Chrome, Internet Explorer, Firefox e Safari.
O Skype compromete-se a libertar o acesso a novos países durante as próximas semanas, tornando assim esta uma versão universal e acessível em qualquer local.