Os cartões de crédito e débito são hoje amplamente usados. No entanto, há situações, como o caso de um cartão ficar retido na máquina multibanco, que obrigam o utilizador a realizar um conjunto de ações.
Se o seu cartão já foi retido pela máquina Multibanco, saiba como agir.
O Multibanco importantíssimo no desenvolvimento da sociedade
O funcionamento do Multibanco teve início em setembro de 1985, e continua a ser um recurso muito utilizado pelos portugueses que ali recorrem para os mais variados movimentos bancários.
Apesar do uso cada vez mais frequente do homebanking que, pela sua eficácia e segurança, conquista cada vez mais adeptos, o uso da rede Multibanco permanece recorrente. O Multibanco disponibiliza cerca de 60 funcionalidades. E muitas delas visam operações que excedem largamente a sua gestão de conta, como, por exemplo, o pagamento de compras ou a aquisição de bilhetes de transporte.
Desde a rejeição do cartão, que pode simplesmente dever-se a um erro de leitura do seu chip, passando pela disparidade entre o valor de registo e o valor entregue em numerário, passando pela rejeição de notas, por identificação de que serão falsas, são inúmeros os incidentes que podem ocorrer no uso de um Multibanco.
Cartão retido na máquina multibanco. Quais as razões?
Um cartão bancário pode ficar retido na máquina automática por diversas razões das quais se destacam:
- Demora a retirar o cartão depois de concluída a operação;
- Demasiados códigos secretos (PIN) errados;
- Cartão expirado;
- Cartão inválido;
- Cartão em lista negra;
- Retenção por instrução da entidade emissora;
- Avaria da máquina;
- Ataque contra o sistema multibanco.
Se a caixa multibanco estiver dentro de uma agência bancária e em horário de expediente desta, entre e informe um funcionário do sucedido.
Se o Multibanco reteve o cartão, após uma operação, o cliente deve contactar de imediato o banco emissor do cartão que pode estar caducado.
A máquina pode igualmente ter avariado. Mas pode também haver o risco de alguma fraude. Sobretudo se, ao mesmo tempo, surgir mensagem para retirar o cartão. Sem perder de vista o cartão, procure apoio na agência.
Cartões roubados ou perdidos
Em caso de roubo, perda ou extravio do cartão, avise de imediato, e pelo meio mais rápido ao seu dispor, a entidade emissora do cartão, através dos números indicados para esse efeito, ou a SIBS, através dos números: 808 201 251 ou 217 918 780;
Ao realizar a chamada tenha sempre presente o número do cartão extraviado, o NIB ou o número da conta à ordem referente ao cartão. O serviço está disponível 24 horas.