Hoje em dia é difícil “viver” sem comunicações. Os serviços digitais têm vindo a melhorar, oferecendo cada vez mais funcionalidades. Segundo a ANACOM, 81% dos utilizadores de Internet fizeram chamadas de voz/vídeo online em 2022.
O que mais andaram os portugueses a usar?
Instant messaging, chamadas de voz pela Internet foram alguns dos serviços digitais usados…
Segundo a ANACOM, Instant messaging, chamadas de voz pela Internet, leitura de notícias online, participação em redes sociais, música online e Internet banking foram serviços com níveis de participação superiores a 50% entre os utilizadores de Internet em Portugal.
Em 2022, 81% dos utilizadores da Internet efetuaram chamadas de voz ou vídeo através da mesma, correspondendo a mais 2 pontos percentuais (p.p.) do que em 2021.
O instant messaging foi utilizado por 92% dos utilizadores de Internet. O nível de utilização deste tipo de aplicações em Portugal encontrava-se 12 p.p. acima da média da UE27, ocupando a 7.ª posição no respetivo ranking.
Em 2022, cerca de 42% dos utilizadores de Internet subscreveram serviços videostreaming on demand (+9 p.p. que em 2020), encontrando-se Portugal na 16.ª posição no ranking da UE27.
A leitura de notícias online, a participação em redes sociais, a música online e o Internet banking foram outros dos serviços com níveis de participação superiores a 50% entre os utilizadores de Internet em Portugal. A utilização de redes sociais e o acesso a informação online em Portugal foi significativamente superior à média da UE27. O e-commerce foi mais popular na UE27 do que em Portugal.
Em 2022, a Internet banking foi dos serviços analisados que mais cresceu entre os utilizadores de Internet, tendo ainda ultrapassado a média da UE27.