O dia 30 de Abril de 1993 marcou o início do que é hoje a Internet. Foi nesse dia que o CERN publicou um documento que tornou pública a WWW (também conhecida na altura por W3) e que disponibilizou de forma gratuita o primeiro software de servidor web, browser e uma biblioteca de código.
Nesse dia nascia a Internet e todos podiam começar a criar os seus servidores e a aceder com o software necessário, o browser.
Para celebrar este vigésimo aniversário o CERN resolveu trazer de volta este primeiro website da Internet.
A World Wide Web foi criada pelo físico Tim Berners-Lee em 1989 e tinha como propósito facilitar a partilha de informação entre físicos nas diferentes universidades e institutos do mundo.
O primeiro site web do CERN e do mundo foi dedicado ao projecto da World Wide Web e estava alojado no computador NeXT de Berners-Lee.
Este site descrevia as funcionalidades básicas da web, a forma como poderíamos aceder a outros documentos e como configurar o seu próprio servidor.
Apesar do computador de Berners-Lee e o primeiro servidor web ainda estar no CERN, este site estava desactivado.
O projecto agora iniciado pelo CERN pretende trazer de volta à Internet este primeiro site e todos os documentos e conteúdos associados. Para isso colocaram de novo online este primeiro site e todos podem aceder-lhe.
Vejam na imagem abaixo uma captura de ecrã do browser original que era usado no NeXT para aceder aos primeiros conteúdos que estavam disponíveis no primeiro sitio web.
Segundo o director geral do CERN, Rolf Heuer, não existe actualmente qualquer sector da sociedade que não tenha sido tocado pela inovação que foi e é a Internet.
There is no sector of society that has not been transformed by the invention, in a physics laboratory, of the web From research to business and education, the web has been reshaping the way we communicate, work, innovate and live.
The web is a powerful example of the way that basic research benefits humankind.
Se nunca tiveram oportunidade de ver como nasceu a Word Wide Web e o que era na altura os conteúdos disponíveis aproveitem o este projecto do CERN e comemorem com ele o vigésimo aniversário da democratização da partilha de conteúdos e do que é a Internet.