E se acederem à sua conta bancária, de quem é a culpa? Sua ou do banco? Em Portugal o Novo Banco vai ter indemnizar um cliente.
As ameaças digitais são uma realidade e Portugal tem sido um dos alvos frequentes dos piratas informáticos que, além de ataques poderosos, lançam também campanhas fraudulentas. Neste caso o banco vai ter de indemnizar o cliente enganado por SMS.
Novo Banco vai ter de reembolsar-lhe os 9400 euros “roubados”
Segundo revela o JN, uma simples SMS enviada pelo número habitualmente utilizado pelo Novo Banco (NB) levou um cliente a entregar as credenciais de acesso às suas contas a piratas informáticos.
De acordo com o jornal, um empresário de Penafiel, que ficou sem dinheiro, processou o banco e o tribunal deu-lhe razão: condenou o NB a reembolsar-lhe os 9400 euros que lhe sacaram, além de juros. O Juízo Local Cível de Penafiel entendeu recentemente que o cliente não cometeu nenhum erro grosseiro, atribuindo a responsabilidade da burla ao NB. O banco ainda pode recorrer.
Tudo aconteceu em agosto. O empresário diz ter recebido várias SMS em nome do NB. Era a partir de este número que recebia os códigos para confirmar ou autenticar as compras feitas com a aplicação do banco. Neste mesmo mês, chegou a receber dois códigos de confirmação do NB para pagar multas.
Alerta para Falsos SMS e Chamadas Telefónicas Fraudulentas
- Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
- Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
- Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
- O endereço online do novobanco é sempre o https://novobanco.pt.
- Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos: Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.