Já referimos imensas vezes que hoje grande parte da população ativa na web confunde o motor de pesquisa do Google com a própria Internet. Quantas vezes ouvimos “vou à internet” e o que abrem é afinal o Google?
Pois bem, se está farto do Google como motor de pesquisa, ou se é curioso para receber conteúdos diferente das pesquisas “moldadas” pela Google, temos 4 boas alternativas.
Mais variedade para as suas pesquisas
O Google é e será, por muitas décadas, o motor de pesquisa gigante e acima de qualquer concorrência direta. Faz parte do processo de crescimento e transformação da Internet proteger hábitos e criar dependências. É assim desde sempre.
Claro que há sempre aqueles utilizadores que vão contracorrente e usam ferramentas diferentes e muitas vezes até melhores que os convencionais utilizadores. Vamos mostrar então o que existe.
Bing
Bing é o motor de pesquisa da Microsoft. Foi apresentado ao mundo pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, no dia 28 de maio de 2009. Este motor, contudo, foi desenhado para substituir um outro, o Live Search. O Bing entrou em funções no dia 1 de junho de 2009.
Há alguns boas argumentos para que as pessoas usem o Bing. O Bing tem um aspeto mais cuidado, apresenta imagens fantásticas na janela de pesquisa como wallpaper. O arranjo da apresentação dos resultados está muito bem conseguido, o que permite retirar logo o que pesquisamos. Está mais limpa em termos de publicidade, o que atualmente torna o Google num aspeto desorganizado, feio em termos de resultados verdadeiros.
Além disso, o Bing tem resultados mais interessantes quando procuramos vídeos ou imagens, é justo no que mostra e não tem por trás um interesse puramente mercantil.
DuckDuckGo
A principal característica do DuckDuckGo é que este motor de pesquisa não retém os dados dos seus utilizadores e portanto não irá monitorizar e vigiar a atividade manipulando depois os resultados que são apresentados.
Este motor de pesquisa foi lançado no dia 25 de setembro de 2008 e tem origem nos Estados Unidos. Os resultados obtidos são reunidos de várias fontes, como por exemplo as informações existentes na Wikipedia, no Yahoo!, etc. Este será certamente o motor de pesquisa que mais respeita o utilizador sem manipular os resultados servidos.
WolframAlpha
O WolframAlpha é um ‘mecanismo de conhecimento computacional’, ou um nerd super inteligente para qualquer utilizador. Este motor de pesquisa permite que possamos solicitar um cálculo de qualquer dado ou fazer perguntas sobre qualquer coisa e este dará uma resposta.
É desafiante fazer perguntas a esta incrível base de conhecimento. O WolframAlpha faz coisas incríveis pelo meio da ‘computação’ enquanto pensa na resposta a servir (o que pode demorar um pouco).
Anunciado em março de 2009 pelo físico britânico Stephen Wolfram, este serviço está em funcionamento desde 15 de maio de 2009. O serviço baseia-se no outro líder da empresa que fabricou este motor de pesquisa, o Mathematica. Esta é uma plataforma computacional ou toolkit que abrange álgebra computacional, computação simbólica e numérica, visualização e recursos de estatística.
O WolframAlpha é capaz de computar conhecimento nas mais diversas áreas, conforme exemplificado na própria página, como matemática, estatística, finanças, geografia e nutrição.
Yandex
Este é um portal russo que oferece muitos produtos e serviços similares ao que promove o Google, e é o mecanismo de pesquisa dominante na Rússia.
Se formos visitar este serviço iremos constatar que são fornecidos resultados num bom formato lógico, repleto de favicons para que o utilizador possa ver claramente os vários canais para as suas consultas.
Na verdade, antes de Larry Page e Sergey Brin fundarem o Google, Ilya Segalovich e Arkady Volozh já haviam criado o Yandex em 1997.
O Google concentrou-se no cálculo do PageRank dos sites, e o algoritmo de classificação do Yandex considerou a distância entre as palavras e a relevância dos documentos para a consulta de um utilizador.
Em resumo…
Claro que algumas pessoas conhecem alguns destes motores, embora não os utilize, mas poucos deverão conhecer todos. Seja como for, usem para verem se vos serve e se os resultados são interessantes.