Não é propriamente um segredo que o Facebook tem um modelo de negócio assente na publicidade. Também não é novidade que a maior rede social do mundo faz tracking dos utilizadores recorrendo a cookies, plugins sociais e até usando a própria publicidade, como revela o The Wall Street Journal.
Mas aquilo que poderá surpreender é, que a partir de hoje, o Facebook irá também “acompanhar” os utilizadores que não têm uma conta na rede social.
De acordo com a informação revelada pelo próprio Facebook, muitas das notícias e informações que os utilizadores vêem online, juntamente com os jogos, vídeos e outras coisas que gostam, são suportados pela publicidade. No entanto o Facebook tem tido feedback dos utilizadores que consideram que alguma dessa publicidade é irritante, enganosa e até os distrai.
Much of the news and information we read online, along with the games, videos, and other things we enjoy, are supported by advertising. More people have access to more content than ever before – often free of charge – because the publishers and developers behind our favorite websites and apps rely on advertising to pay the bills.
Nesse sentido, o Facebook diz que tem actualmente um melhor controlo sobre este tipo de informação, uma vez que implementou melhorias significativas no Facebook Audience Network. Assim, o Facebook espera oferecer melhor publicidade aos utilizadores do Facebook mas também aos que não têm conta criada.
Today, we’re expanding Audience Network so publishers and developers can show better ads to everyone – including those who don’t use or aren’t connected to Facebook.
Para os utilizadores que têm conta no Facebook e que ficaram preocupados com esta informação, saibam que podem controlar a apresentação de publicidade através das definições da conta – Saber mais aqui.