O Google é, ainda hoje, o centro da Internet e o ponto onde a maioria dos utilizadores usa para iniciar as suas navegações. Assim, é essencial e quase obrigatório que este site esteja acessível e disponível para todos.
Infelizmente, e durante parte da tarde de ontem, o impensável aconteceu. o Google ficou inacessível para muitos utilizadores, mas a culpa era da conhecida Malwarebytes e do seu antivírus. Este simplesmente bloqueou o acesso ao google.com e isolou a Internet para muitos.
Foi a meio da tarde de ontem que muitos utilizadores começaram a reportar problemas no acesso ao site da Google e ao seu motor de pesquisa. Dado que este é uma das partes mais importantes da Internet, rapidamente este problema escalou e atingiu uma proporção significativa.
Uma análise de muitos dos problemas reportados, reportou que afinal a causa desta situação anormal não era da Google, mas sim de uma entidade terceira. O elemento comum de todos os utilizadores era a utilização de uma das ferramentas da conhecida e muito usada Malwarebytes.
We are aware of a temporary issue with the web filtering component of our product that may be blocking certain domains, including https://t.co/LnURsrOUW1. We are actively working on a fix and will update Twitter as soon as we have more information.
— Malwarebytes (@Malwarebytes) September 21, 2022
A empresa rapidamente reconheceu o problema e revelou que estaria já a trabalhar na sua resolução. A ideia era eliminar rapidamente o problema que estava a afetar todos os utilizadores desta ferramenta de antivírus da Malwarebytes. Supostamente a causa não seria conhecida.
Além de bloquear a pesquisa da Google, este problema estava espalhado a outros serviços da empresa. Também o Gmail e YouTube foram afetados e estavam a ser bloqueados pelo Malwarebytes. Ao mesmo tempo, existiam alertas e notificações da ferramenta da Malwarebytes.
The issue is now resolved, and the update should happen automatically. If you are still experiencing issues, please ensure the Malwarebytes client is updated to the latest version.
— Malwarebytes (@Malwarebytes) September 21, 2022
Para ajudar os utilizadores, a Malwarebytes alertou que existia uma forma simples de contornar o problema até que uma solução final fosse preparada. Bastaria desativar a proteção web na componente de proteção em tempo real.
Ao final da tarde, pelas 17 horas de Lisboa, o problema foi dado como resolvido e todos os utilizadores do antivírus da Malwarebytes puderam novamente voltar a aceder à Google e a todos os seus serviços web.