Depois da vitória de Portugal frente ao Uruguai, muito se tem falado sobre o primeiro golo que, aparentemente, pertencia a Cristiano Ronaldo. No entanto, a FIFA atribuiu o golo ao colega Bruno Fernando, mas as dúvidas ficaram no ar. Agora, a tecnologia instalada nas bolas de futebol do Mundial2022 do Qatar revela que Cristiano Ronaldo não teve qualquer contacto com o esférico no primeiro golo de Portugal no triunfo por 2-0 sobre o Uruguai.
Golo de Cristiano Ronaldo: Sensor de 500 Hz ajudou a esclarecer…
De acordo com a FIFA, ao canal ESPN, em nome da Adidas, “Usando a Connected Ball Technology alojada na bola da Adidas, conseguimos definitivamente provar que não houve qualquer contacto de Cristiano Ronaldo com a bola no primeiro golo do jogo entre Portugal e o Uruguai”.
Segundo a marca de desporto:
O sensor IMU de 500 Hz dentro da bola permite-nos ser altamente precisos na nossa análise, comprovando que “nenhuma força externa” foi detetada na bola.
Há um vídeo que mostra melhor o momento…
“Technology inside the ball definitively shows there was no touch”
Adidas’ explanation as to why Cristiano Ronaldo was not awarded Portugal’s first goal against Uruguay 👇 pic.twitter.com/go2JpAn0Uv
— Sky Sports Football (@SkyFootball) November 29, 2022
De referir que a tecnologia instalada na bola permite fornecer dados em tempo real aos árbitros e VAR, ajudando assim a melhorar a qualidade e velocidade das tomadas de decisão.