Pplware

Mugtug – Super Editor de Imagem Online

Todos os dias aparecem milhares de novos serviços online. Tantos são os criativos que usam e abusam das tecnologias disponíveis, que é inevitável o aparecimento de serviços fantásticos.

Em Maio, num post sobre Flash vs HTML5 um visitante deixou um serviço em HTML5 que me deixou curioso. Testado, os resultados não enganam.


Mugtug é um editor de imagem web based que foi desenvolvido totalmente em HTML5. Para quem seguiu a recente conferência I/O Google, deve ter visto a referência a este serviço. Este foi um exemplo dado para mostrar todo o poder da nova versão do HTML. São as grandes marcas que apontam como grande potencial de desenvolvimento o HTML5.

Estas web apps podem tirar proveito de novos scripts de APIs resultando em funções como o armazenamento de dados em offline e o arrastar e largar, por exemplo.

A ferramenta está dividida em 3 partes distintas mas interligadas.

Darkroom

Esta plataforma permite fazer um tratamento muito completo em fotografias que precisem de ajustes correctivos ou para aplicar imensos efeitos artísticos com uma velocidade de aplicação em tempo real.


Confesso que o tenho tentado usar no iPad. Ele reserva logo 10MB de espaço em disco para criar uma cache que suporta a velocidade ao implementar os tais efeitos. Não está ainda eficaz nas várias ferramentas que o serviço apresenta. Falta ainda mais aperfeiçoamento no multi-toque, principalmente nos aspectos de fino recorte.

Não está talhado para um gadget com estas características, onde o ecrã é extremamente preciso e interactivo com o toque.

Num qualquer computador, a aplicação é extraordinariamente rápida.

Sketchpad

Esta é a tela de pintura. Aqui funciona muito bem o iPad assim como funciona muito bem num qualquer browser. Nota-se uma facilidade em aplicar os movimentos e os muitos efeitos de pinceis disponíveis nas muitas opções disponíveis.


Community

Todos os trabalhos realizados podem ser guardados localmente ou podem ser colocados directamente num website, numa galeria do Picasa ou mesmo do Flickr.

Criando uma conta no serviço, pode ainda ver as suas imagens disponibilizadas publicamente ou apenas para quem desejar partilhar. Tudo com um interface limpo, simples e objectivo.

Para trabalhos de edição de imagem de pouca monta, para quê instalar aplicações locais? Será que o Flash dá potencial suficiente a um programador, para desenvolver algo deste tipo?


Homepage: Mugtug

Exit mobile version