Pplware

Microsoft terá em breve autenticação em dois factores

As questões de segurança são uma realidade sempre presente em quem gere sistemas ou serviços, mas também em quem os utiliza. Devem ser sempre garantidas as melhores práticas para impedir que os acessos aos nossos dados sejam apenas feitos por quem devem ser e que acessos indesejados e não autorizados são barrados e impedidos.

Uma das formas que mais tem sido usada para garantir essa segurança é a autenticação em dois factores, sendo usada pelas maiores empresas para dar segurança e confiança aos utilizadores. Segundo o site Liveside a próxima a empresa a implementar este sistema será a Microsoft nos seus serviços Live.

A autenticação de dois factores consegue dar uma camada de segurança adicional no acesso aos serviços pois, para além da palavra passe e do nome de utilizador é também pedido um código numérico que será gerado na hora com recurso a uma aplicação num dispositivo móvel.

A chegada desta funcionalidade às contas Microsoft estará para breve e passará a dar um nível de segurança adicional que é necessário e que dará uma maior confiança aos utilizadores.

O processo de activação deste mecanismo conseguirá garantir que definam alguns equipamentos que usam com muita frequência e que por isso podem ser excluídos, depois de definidos como equipamentos confiáveis.

A forma de geração do código de acesso aos serviços, depois de activada a autenticação de dois factores é feita da mesma forma que a concorrência actualmente o faz, com recurso a uma aplicação que gera esse código na hora.

Curiosamente essa aplicação, de nome Autenticador, está já disponível na loja de aplicações do Windows Phone e é da própria Microsoft.

A descrição da aplicação mostra que a sua criação foi mesmo para manter a conta Microsoft segura e que usa os padrões definidos pela industria. O link para obtenção de mais informação ainda não está funcional.

A aplicação Autenticador gera códigos de segurança que podem ser utilizados para ajudar a manter a conta Microsoft segura.

Pode adicionar a conta Microsoft à aplicação através da digitalização de um código de barras ou da introdução manual de uma chave secreta.

A aplicação implementa a geração de códigos de segurança padrão da indústria e também poderá trabalhar com outros serviços e fornecedores.

Pode obter mais informações sobre a proteção da conta Microsoft em https://account.live.com/p.

A associação da aplicação com a conta Live será feita com recurso à leitura de um código QR. A Microsoft recomendará ainda a quem não tem um dispositivo com Windows Phone que poderá usa uma qualquer aplicação similar existente no mercado de aplicações do sistema operativo desse dispositivo.

E também como na aplicações semelhantes desta tecnologia poderá ser possível criar códigos para acesso permanente para que o acesso a aplicações que requeiram palavras passe mas que não tenham o sistema de autenticação de dois factores também seja possível.

Esta camada de segurança adicional será bem vinda aos serviços Microsoft e será a garantia de uma maior dificuldade no acesso não autorizado aos vossos dados.

A Microsoft não tem um historial de problemas de segurança nos seus serviços, mas a adição desta medida é sempre bem vinda e óptima para os utilizadores.

Aguardemos que seja implementada em breve e que permita uma utilização simples e facilitada como os demais serviços que a usam.

Exit mobile version