O serviço de mensagens instantâneas do Facebook é actualmente uma peça chave desta rede social. Muito mais do que uma simples forma de comunicação, o Messenger cresceu e é hoje um serviço de direito próprio.
O Facebook tem-lhe aplicado alterações profundas para o tornar ainda melhor, convergindo tudo para as plataformas móveis e para a Web, e assim estando sempre acessível.
Depois de terem lançado a nova versão Web, surge agora uma alternativa, não oficial do Facebook, que transporta essa versão para o Desktop.
O Messenger for Desktop é uma versão não oficial do novo Messenger para a web, que traz para os utilizadores esta nova versão numa janela dedicada e utilizável em qualquer desktop.
É uma versão que replica na totalidade as funcionalidades que podem ser encontradas na versão web, desde as cores, opções e janelas de conversação.
A grande vantagem do Messenger for Desktop é que realmente independente do browser e não obriga a ter qualquer janela deste, livrando assim os utilizadores de outros serviços de que querem abstrair.
Todas as funcionalidades que encontram no novo messenger, e também nas versões móveis das aplicações deste serviço está presentes.
Podem ver as vossas conversas actuais e passadas, criar novas com contactos que estejam online e até deixar mensagens aos que estão ausentes.
Funções de vídeo, voz e outras estão também disponíveis e podem ser usadas de imediato. A plataforma replica por inteiro tudo o que a versão web tem disponível.
A base de utilização do Messenger for Desktop é alargada, havendo versões disponíveis para o Windows, Linux e OSX.
É ainda uma ferramenta em crescimento, que os seus criadores querem melhorar continuamente e para a qual esperam com a contribuição dos utilizadores para verem novas ideias serem apresentadas.
É ainda possível contribuir com código para a melhorar, por ter o seu código aberto e público, alojado no GitHub. Podem também ser criadas versões paralelas e com definições ajustadas.
O Messenger for Desktop é na verdade uma janela web que traz ao utilizador todas as funcionalidades que podemos encontrar na nova versão do Messenger.
Está preparado para se adaptar ao desktop do utilizador e dar-lhe toda as funções, dispensando o browser, garantindo assim que o utilizador consegue separar as tarefas e as atribuições de cada uma das aplicações.
Se gostam da ideia de ter uma versão web do Messenger, mas querem-na fora do browser, então o Messenger for Desktop é a ferramenta a usar.