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MB WAY ou SPIN: qual a diferença entre os dois serviços?

Com o MB WAY a ser já imprescindível para muitos portugueses, o Banco de Portugal lançou o SPIN, que permite fazer transferências bancárias, por via do número de telemóvel ou o NIPC do destinatário. À primeira vista, os serviços parecem semelhantes. Contudo, há alguns aspetos que os diferenciam, bem como vantagens e desvantagens associadas. Entenda a diferença!


Desde 24 de junho, 14 bancos portugueses disponibilizam o SPIN, permitindo aos utilizadores de serviços de pagamento realizar transferências a crédito, utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN.

O objetivo passa por facilitar o processo, melhorando a experiência do utilizador na realização de transferências, permitindo que sejam iniciadas com base em identificadores do beneficiário conhecidos ou fáceis de memorizar (como o número de telemóvel).

Sendo um serviço sem custos adicionais, à semelhança do já conhecido e amplamente adotado MB WAY, importa perceber as diferenças entre ambos, bem como as vantagens e desvantagens associadas a cada um deles.

 

MB WAY e SPIN não são o mesmo e explicamos-lhe em que diferem!

Embora tenham sido desenvolvidos para facilitar as transferências entre indivíduos, evitando toda a logística de saber e adicionar um IBAN, por exemplo, o MB WAY e o SPIN diferem em alguns aspetos.

Desde logo, a sua gestão:

Depois, a identificação do destinatário. Embora ambos os serviços permitam transferir dinheiro usando o número de telemóvel do destinatário, a implementação difere:

 

Vantagens e desvantagens do MB WAY e do SPIN

Conforme reunido pelo site Literacia Financeira, há vantagens e desvantagens associadas aos dois serviços, pelo que pode usá-los em simultâneo ou optar por aquele que lhe for mais profícuo.

 

Vantagens

SPIN MB WAY
Serviço público e sem custos adicionais, pelo qual os bancos não podem cobrar Ampla adoção, contando com 5,6 milhões de utilizadores em Portugal
Sem limite de número de transferências Oferece funcionalidades adicionais, como pagamentos de compras e levantamentos sem cartão
A segurança é reforçada, uma vez que foi desenvolvido com foco na prevenção de fraudes Oferece muita flexibilidade, permitindo realizar transferências e pagamentos em diversas plataformas e dispositivos, incluindo o uso de caixas Multibanco, homebanking, e apps móveis
Transferências imediatas

 

Desvantagens

SPIN MB WAY
Adoção (ainda) limitada, sendo que, para já, apenas 14 bancos disponibilizam. A adoção completa está prevista para setembro Limite de transferências que pode ser inconveniente para alguns utilizadores: 750 euros por operação, 2500 euros por mês, e um máximo de 50 transferências recebidas por mês
Para ser imediata, a transferência pode ter custos associados, caso seja feita entre bancos diferentes Potenciais custos, uma vez que está associado a cartões bancários, que podem ter anuidades e outras taxas

 

SPIN procura combater a fraude

Embora, atualmente, a maioria dos bancos use o MB WAY nas suas aplicações bancárias, com o lançamento do SPIN é possível que os bancos mudem para este novo serviço, associado ao Banco de Portugal.

Em entrevista à CNN, Nuno Mateus Coelho, especialista em cibersegurança, explicou que “não podemos olhar para este novo sistema como uma alternativa ao MB WAY, não é isso que se propõe; é um sistema completamente diferente”.

Conforme esclareceu, o SPIN será mais seguro do que as transferências bancárias como as conhecemos através do homebanking, pois “sabemos que o contacto que ali está [apresentado, aquando da transferência] é o contacto que está efetivamente ligado à conta bancária de quem vai receber o dinheiro”. Esta associação tem de ser feita pelo titular da conta.

Se eu usar o MB WAY, o MB WAY apenas informa se aquela pessoa tem ou não tem MB WAY com ela […] disponibiliza apenas a informação sobre se tem ou não tem uma conta com o MB WAY.

O que o Banco de Portugal quer disponibilizar aos nossos bancos tradicionais é que, quando nós introduzimos o número de telefone, retorne o NIB de quem vai receber o dinheiro e o nome completo de quem vai receber o dinheiro.

Na sua perspetiva, “a segurança acrescida está no facto de o número de telefone que nós temos quando vamos introduzir na aplicação vai retornar um número oficial de quem realmente é o titular da conta”. Neste momento, no MB WAY, não dispomos dessa informação: “Vamos à nossa listagem de contactos, aparecem todos eles, mas não sabemos quem está do lado de lá, a não ser uma espécie de voto de fé”.

Considerando os mais alienados em matéria de tecnologias, o SPIN pode ser, portanto, uma solução eficaz na prevenção de fraudes.

 

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