Sendo hoje o Dia da Internet Segura, não chega dar conselhos, consciencializar e sensibilizar para os riscos e perigos. É igualmente importante falar em factos, na realidade que acontece no dia-a-dia na Internet que todos usamos.
Assim, a APAV divulgou as estatísticas de 2019 da Linha Internet Segura.
É fundamental que as pessoas tenham consciência de que os riscos e perigos na Internet são reais, mesmo quando temos todos os cuidados do Mundo e estamos informados.
Para ajudar a essa consciencialização, a APAV divulgou os resultados obtidos em 2019 pela Linha Internet Segura – 800 219 090.
Linha Internet Segura da APAV
Esta linha tem como áreas de intervenção:
- Prestar apoio a vítimas de cibercrime e aconselhar os utentes na adoção de comportamentos seguros no uso da Internet (Dimensão Helpline)
- Disponibilizar uma plataforma de denúncia de conteúdos ilegais que estejam na Internet, como por exemplo Pornografia Infantil, Apologia à Violência e ao Racismo (Dimensão Hotline)
A Linha Internet Segura tem 4 vertentes:
- Informação relacionada com o uso de plataformas e tecnologia online
- Sensibilização para a importância da navegação na Internet em segurança
- Formação de cidadãos e profissionais na utilização segura da Internet
- Prestar apoio telefónico ou online de forma anónima e confidencial
827 processos entre Janeiro e Dezembro de 2019
Ao longo de 2019, a Linha Internet Segura da APAV analisou 827 processos de atendimento e apoio, nas duas vertentes de atendimento e denúncia.
Através da visualização do gráfico, verificamos que o mês de setembro (98) é o que regista o maior número de processos, seguido do mês de outubro (94) e maio (74).
Linha Internet Segura registou 676 denúncias de Pornografia Infantil em 2019
Na Dimensão Hotline, a Linha registou 701 denúncias, das quais a maioria foram de Pornografia Infantil, com 676 denúncias. A Discriminação Racial registou 24 denúncias, e apenas 1 denúncia foi de Instigação Pública a um Crime.
Por sua vez, na Dimensão Helpline, a Linha registou 102 denúncias, na maioria relacionadas com Burla (20), Furto de Identidade (12) e Phishing (9).
Maioria das vítimas é do sexo masculino entre os 11 e os 17 anos
Ao se fazer uma caracterização das vítimas, a APAV detetou que a maioria é do sexo masculino (54%), enquanto que 46% é do sexo feminino.
Relativamente à faixa etária, a maioria tem entre 11 e 17 anos, seguida das pessoas que se encontram entre os 18 e os 24 anos. As denúncias que englobam vítimas com 65 anos ou mais e entre os 25 e os 34 anos são as menos frequentes.
Para além destes resultados, a APAV deixa ainda um Glossário com a definição dos termos a ter em conta, até para facilitar na hora de fazer a denúncia:
Phishing – consiste em utilizar métodos tecnológicos que levem o utilizador a revelar, por exemplo, dados pessoais e/ou confidenciais. Este tipo de ataques é geralmente acompanhado por mensagens de SPAM, enviadas para vários utilizadores. Embora possam haver tipos de phishing que pedem os dados directamente por resposta ao e-mail, na maioria das vezes estão articulados com um website onde o utilizador preenche os seus dados.
Grooming (online) – processo de manipulação, ou seja, uma forma de aliciamento online de crianças e jovens. Inicia-se geralmente através de uma abordagem não-sexual, de forma a convencer a vítima a encontrar-se pessoalmente com o indivíduo, para que este possa consumar o abuso sexual, ou procurando incentivar os menores a produzir e enviar fotografias deles próprios.
Sextortion – quando alguém ameaça distribuir conteúdo de natureza pessoal e confidencial caso não se forneçam imagens de natureza sexual, favores sexuais ou dinheiro.
Sexting – resulta das palavras ‘sex ‘ (sexo) e ‘texting’ (envio de SMS) e significa a troca de mensagens eróticas com ou sem fotos via telemóvel, chats ou redes sociais.
Em suma, é extremanente importante que tenhamos noção dos perigos e que todo o cuidado é pouco.