Pplware

Levantadas restrições ao uso de Internet em Pequim

ChinaO presidente da Comissão de Imprensa do Comité Olímpico Internacional (COI), Kevan Gosper, garantiu hoje aos jornalistas total liberdade na parte cibernética do trabalho nos Jogos Olímpicos, após o bloqueio a alguns sites promovido pelas autoridades chinesas.

“A comunicação social mundial vai estar em posição de noticiar os jogos adequada e apropriadamente”, vincou, sendo que o BOGOC (sigla em inglês do comité de organização dos Jogos) já cumpriu as exigências do COI.

Várias páginas da Internet, tais como a Amnistia Internacional, Repórteres Sem Fronteiras ou sites com informação do governo tibetano no exílio e dados relacionados com o massacre de Tiananmen em 1989, tinham sido interditas sexta-feira.

Gosper assegurou que “não há mudanças face aos compromissos assumidos em 2001” e garantiu que, após este incidente, “não há tensão entre o BOGOC e o COI”.

“Estou muito mais confiante. Ainda bem que isto aconteceu vários dias antes do início dos Jogos do que após o seu começo. Foi muito decepcionante deparar-me com esta situação numa semana difícil, mas queria resolver isso claramente antes do início dos Jogos”, frisou.

Sanada a situação, o responsável confia que estes “vão ser os melhores Jogos Olímpicos da história”. “É o maior encontro entre Ocidente e Oriente, em circunstâncias pacíficas, na história mundial”, sublinhou. LUSA

Exit mobile version