Pplware

Layar Vision – Realidade aumentada em tudo o que existe

Lembra-se do Google Goggles? A aplicação móvel que permite captar e reconhecer objectos do dia-a-dia através da câmara do smartphone. Pois bem, em vez ser criada uma pesquisa por esse objecto no Google Search, o Layar Vision permite interagir em tempo real com o objecto filmado.

Confuso? Imagine-se a fotografar o seu restaurante favorito e poder fazer “gosto” ou fotografar um recorte de jornal e publicar a notícia nas redes sociais. Estes são apenas alguns exemplos daquilo que podemos esperar da realidade aumentada.

A Layar, empresa criadora da aplicação móvel de realidade aumentada com o mesmo nome, anunciou recentemente uma extensão para a sua plataforma, Layar Vision. Esta extensão permite o reconhecimento de objectos do mundo real através da câmara do seu smartphone e visualização de conteúdo digital sobre as imagens. Desde recortes de revistas e jornais, logótipos, posteres ou qualquer imagem pré-programada com conteúdo de realidade aumentada.

Tendo em conta a instalação do Layar em 10 milhões de dispositivos móveis um pouco por todo o mundo, trata-se de uma mais-valia para as empresas que pretendem publicitar os seus serviços enquanto divertem o cliente com conteúdo rico em realidade aumentada.

O Layar Vision, combinado com as inúmeras “camadas” já disponíveis na aplicação Layar com os mais diversos pontos de interesse e ligações a sites como a Wikipédia, mostra que cada vez mais caminhamos para um futuro onde a realidade aumentada poderá representar o futuro do marketing e publicidade.

Veja um vídeo que mostra todas a potencialidades desta plataforma.

Esta plataforma já está disponível para os developers que pretendam criar conteúdo rico para a plataforma. Está aberto um concurso de criação de camadas para o Layar Vision – Layar Creation Challenge – onde os prémios ascendem aos $55.000.

Embora ainda não tenha sido lançado ao público, o Layar Vision promete ser incluído no Layar Player que será lançado no último trimestre deste ano, tanto para iOS como para Android. Outra grande novidade é a capacidade de incorporar as funcionalidades do Layar Vision em aplicações individuais para dispositivos móveis.

Artigos relacionados:

Qual o papel da realidade aumentada no futuro do marketing e publicidade?

 

Exit mobile version