Pplware

LaTeX Lab: Crie documentos LaTeX no Google Docs

Para quem não conhece o LaTeX, esta é uma linguagem de marcação que permite a produção de textos matemáticos e científicos, livros, etc. Devido à sua versatilidade de símbolos, é excelente ferramenta na escrita de equações, fórmulas e até outros tipos de gráficos.

Seguindo a sugestão do nosso leitor Ricardo, hoje apresento-vos o LaTeX Lab, uma aplicação web que permite a qualquer utilizador do Google Docs criar, editar e partilhar os seus documentos LaTeX via browser, de uma forma bastante visual.

É sabido que para criar documentos LaTeX basta abrir um simples editor de texto debitando sintaxe LaTeX e por fim compilar esse documento, podendo mais tarde exportá-lo para uma grande variedade de formatos, incluindo PDF.

Aqui no Pplware, o Sílvio Horta já tinha apresentado anteriormente o LyX, um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get“o que vê é o que obtém”), que não é mais do que um editor visual à semelhança do Microsoft Word, por exemplo.

Hoje trago-vos uma aplicação web que permite a qualquer utilizador do Google Docs editar documentos LaTeX via browser.

LaTeX Lab é uma implementação open-source de um editor web-based de LaTex para o Google Docs. A sua integração com o Google Docs é conseguida utilizando a API GData. A aplicação web é desenvolvida usando GWT (Google Web Toolkit) e está alojada no Google AppEngine. Para compilar documentos LaTeX é utilizada uma implementação CLSI (Common LaTeX Service Interface).

Vamos abrir a aplicação: neste momento existem 2 versões disponíveis: uma estável e outra em desenvolvimento, com mais funcionalidades mas poderá ser mais instável. Escolha uma das duas, podendo alternar entre as mesmas a qualquer altura.

Depois de clicar num dos links deverá obter uma página que lhe pedirá para continuar até à aplicação. Clique em “Continue”. É provável que a Google lhe peça para autorizar a aplicação para utilizar os seus dados pessoais, por isso aceite. Desta forma o LaTeX Lab terá acesso ao seu Google Docs.

Nesta altura será presenteado com um documento exemplo escrito em LaTeX. Pode dar-lhe um título editando o campo no canto superior esquerdo. Pode editar o texto ou colar o seguinte texto:

\documentclass[12pt]{article}
 \usepackage[utf8]{inputenc}
 \usepackage{amsmath}
 \title{Peopleware}
 \date{}
 \begin{document}
 \maketitle
 Este é um exemplo do que se pode fazer com o \LaTeX{}.

Aqui ficam algumas equações engraçadas:

\begin{align}
 \newcommand{\webvector}[2]{\left( \begin{array}{c} #1 \\ #2        \end{array} \right)}
 \webvector{a}{b}+\webvector{c}{d}=\webvector{a+c}{b+d}
 \end{align}
 \begin{align}
 E &= mc^2                              \\
 m &= \frac{m_0}{\sqrt{1-\frac{v^2}{c^2}}}
 \end{align}
 \end{document}

Experimente agora compilar e ver o resultado. Clique no menu em “Compiler” > “Compile…”. Deverá ver algo semelhante à seguinte imagem.

Se  pretender exportar o seu documento, tem 3 formatos disponíveis: PDF, PS e DVI.

Explore as barras de ferramentas da janela do LaTeX Lab. Se está na versão estável, experimente trocar o “docs” do URL do browser para “dev”. Dessa forma abrirá o seu documento actual com a versão em desenvolvimento. Reparará que a barra de ferramentas está mais organizada e é agora possível aceder mais facilmente às macros da linguagem.

Agora grave o documento e feche a janela. Abra o seu Google Docs aqui. Pode agora ver o seu documento LaTeX gravado como se de um documento de texto normal se tratasse. Se o abrir via Google Docs não recuperará o editor LaTeX Lab.

Para isso vá novamente à aplicação web LaTeX Lab e pela barra de ferramentas escolha “File” > “Open” e aceda ao seu documento no separador “All Documents”.

E qual é a grande vantagem desta aplicação web? A partilha. Se é um utilizador do Google Docs como eu, tem com certeza consciência das inúmeras facilidades que este nos disponibiliza. Use o LaTeX Lab para partilhar os seus documentos LaTeX entre amigos/colegas e edite-os concorrentemente.


Versão estável: LaTeX Lab (Docs)
Versão em desenvolvimento: LaTeX Lab (Dev)
Homepage: LaTeX Lab

Exit mobile version