A segurança dos sistemas é hoje uma prioridade para as empresas e para os utilizadores. No entanto, apesar de tanta inovação, há situações em que a tecnologia pode ser “enganada”.
Recentemente foi conhecida uma história, em que um jovem levantou as pálpebras à namorada para abrir app do banco (através de autenticação biométrica), com o objetivo de lhe roubar dinheiro.
Autenticação de apps do banco em discussão na internet
Tudo aconteceu na China onde um jovem de 28 anos tinha como objetivo roubar dinheiro à namorada. De acordo com as informações, o jovem levantou as pálpebras à namorada para que fosse realizada a autenticação, através do software de reconhecimento facial, na app do banco.
Tudo aconteceu enquanto a namorada dormia, segundo relata o jornal. O jovem conseguiu mesmo roubar dinheiro à namorada, que só se apercebeu no dia seguinte, tendo alertado de imediato as autoridades.
De acordo com o que foi revelado, o jovem roubou um total de 154 mil ienes (quase 21.500 euros) para despesas correntes e cobrir dívidas que tinha no jogo.
Este caso tornou-se viral na Internet e levantou a discussão sobre o tema da autenticação nas apps dos bancos. Apesar dos bancos apostarem hoje em tecnologia forte para a autenticação, é possível manipular esses mecanismos como revela este caso.