Na internet é possível encontrar quase tudo. Seja de forma legal ou “pirateado”, os utilizadores têm os motores de busca que ajudam a descobrir quase tudo… já sem falar na Dark Web.
Recentemente surgiu a informação de que há teses de mestrado à venda por 800 euros… será crime?
Adquirir uma tese é batota… mas não é um crime
O artigo publicado pelo Expresso (versão paga), refere que há teses de mestrado à venda na internet por €800. O artigo sublinha que adquirir uma tese de mestrado é “batota”, pois vai contra as leis das instituições académicas, mas não constitui propriamente um crime.
Segundo revela o jornal…
Num dos sites mais populares e há mais tempo a operar neste sector, a “ajuda” é descrita de forma vaga, mas ao telefone é traduzida sem rodeios: “Fazemos tudo o que for preciso, incluindo a escrita integral.” No caso de uma tese de mestrado, por exemplo, o serviço custa 800 euros. Noutro site do mesmo tipo vai-se direto ao assunto: “Aqui pode comprar ou encomendar o seu trabalho académico.”
Em declarações ao Expresso, um especialista na área refere que…
Sem dúvida que constitui um ilícito disciplinar que pode levar à expulsão da universidade e à anulação do grau, segundo o regulamento interno de cada instituição. Mas pode não constituir nenhum crime, já que há um vazio legal nesta área
Além de teses de mestrado e outros documentos/relatório, também na internet se encontram à venda cartas de condução. Se alguma vez usou ou conhece alguém que tenha usado sites deste tipo para obtenção ilegal de documentos, alerte para a ilegalidade dos mesmos.