A Coreia do Norte tem alguns segredos bem guardados. Entre os muitos de que se falam, a própria Internet é também uma incógnita neste país.
Sem acesso do exterior, não se conhecia a extensão desta rede num dos países mais controlados do planeta. Mas um erro de configuração mostrou ao mundo o tamanho da Internet na Coreia do Norte. E o número é surpreendente!
O controlo que o estado tem sobre a Internet na Coreia do Norte bloqueia a totalidade dos acessos deste país ao resto do mundo, mantendo os (poucos) utilizadores confinados aos sites que disponibiliza.
Foi um erro nas configurações nos servidores do domínio afecto à Coreia do Norte (.kp) que revelou o número de sites que estão disponíveis neste país. A lista, que apenas foi obtida por mero acaso, revela uma realidade muito estranha.
Ao todo são apenas 28 os sites que estão disponíveis dentro deste país, que por norma nem permite que sejam acedidos pelo resto dos Internautas, e neste momento estão visíveis a todos. A lista foi obtida e disponibilizada no GitHub.
Lista dos sites da Coreia do Norte
- airkoryo.com.kp
- cooks.org.kp
- friend.com.kp
- gnu.rep.kp
- kass.org.kp
- kcna.kp
- kiyctc.com.kp
- knic.com.kp
- koredufund.org.kp
- korelcfund.org.kp
- korfilm.com.kp
- ma.gov.kp
- masikryong.com.kp
- naenara.com.kp
- nta.gov.kp
- portal.net.kp
- rcc.net.kp
- rep.kp
- rodong.rep.kp
- ryongnamsan.edu.kp
- sdprk.org.kp
- silibank.net.kp
- star-co.net.kp
- star-di.net.kp
- star.co.kp
- star.edu.kp
- star.net.kp
- vok.rep.kp
Comparando com Portugal, os 28 sites registados no domínio de topo da Coreia do Norte, ficam muito longe da nossa realidade. Apenas em 2016 foram já registados mais de 68 mil domínios.
A quase totalidade destes sites registados em .kp estão relacionados com o governo e são complexos de descobrir. Curiosamente o acesso a estes sites é extremamente lento.
Depois de ter passado 9 dias sem Internet, em 2014, a Coreia do Norte volta agora a cometer uma falha e revela assim ao mundo a sua lista de sites.
Apesar de não ter um acesso à Internet livre, a Coreia do Norte tem estado envolvida em alguns ataques bem identificados, sendo o que foi realizado contra a Sony o mais conhecido deles.
Se quiserem visitar a Internet Norte Coreana podem fazê-lo em pouco tempo. São apenas 28 sites e com conteúdo que é no mínimo diferente do que estão habituados a encontrar.