Pplware

IFTTT – Ponha a Internet a Trabalhar para Si

Já pensou que seria interessante combinar qualquer serviço com o seu email, com o Twitter, Evernote, Dropbox e fazer com que dezenas de ferramentas para os smartphones interagissem de modo automático com o seu computador?  A verdade é que foi nesse sentido que se criou o projeto IFTTT. Com este conceito poderá usufruir de mais de 700 combinações de serviços. Vamos conhecer então o ‘If This Then That’.

A Internet está cheia de bons serviços, mas muitos deles não permitem uma integração combinada. Desta forma, alguns perdem valor, numa altura em que se exige mais interação.

Este é um serviço simples que oferece ao utilizador uma interface convidativa, mas muito objetiva e direta. Recorrendo a APIs, estes automatismos ligam os vários serviços e produtos existentes no mundo da Internet, passando claro pelas redes sociais.

Podemos produzir regras simples, por exemplo, se algum dos nossos amigos atualizar a sua conta do Facebook, será produzido um texto e este será publicado no Twitter e isso até pode gerar um SMS para informar a quem de direito.

Se usarmos, por exemplo, uma conta do Gmail podemos querer que todos os anexos dos nosso mail sejam enviados para uma pasta no Dropbox, então podemos usar o IFTTT para parametrizar esses passos e depois a rotina está criada com dois ou três passos.

Mas há muito por onde escolher, são centenas de combinações, deixo-vos alguns exemplos:

 

Download dos atalhos do Gmail

Colocar os Favoritos do Twitter no Evernote

Colocar uma foto do Instagram no Dropbox

Enviar um vídeo para o YouTube e link para o Facebook

Informa o tempo para o dia de amanhã diretamente para o email

Estes são apenas alguns dos muitos exemplos disponíveis. Mas este é um projeto não fechado, pois, a cada dia aparecem mais APIs desenhadas por utilizadores que vão visionando funções cruzadas e disponibilizando essas funções para uso público.

Crie uma conta e tenha os seus canais predefinidos, onde as tarefas são apresentadas e geridas de forma bem clara, pois, está em causa o acesso a serviços que cada utilizador tem de autorizar. Use e abuse.

IFTTT

Exit mobile version