Pplware

HTC Click, o smartphone Android low cost?

Apesar do elevado potencial da plataforma Android, esta está actualmente dependente dos fabricantes de dispositivos móveis para se poder afirmar. O grande inconveniente dos primeiros Smartphones Android que começam a invadir o mercado de dispositivos móveis é o preço. Foi pelo menos a maior desvantagem apontada pelos nossos leitores na análise do HTC Magic. Afinal o sistema operativo é open source e por essa razão, não deveria tornar o conjunto bem mais acessível ao utilizador?

É provavelmente a pensar no factor preço e a responder à pergunta anterior entre outras que a HTC estará a pensar em iniciar na sua linha de produção um Smartphone económico. Existem rumores que esse telemóvel se poderá chamar HTC Click.

A imagem que apresentámos anteriormente foi colocada num fórum do Vietname, resultada provavelmente de uma fuga de algum elemento com ligações à delegação da HTC no mesmo país.

Não será nenhuma surpresa se este Smartphone já estiver concebido, até porque como é natural, geralmente muito antes de qualquer dispositivo ser anunciado, são produzidos um número reduzido de protótipos com o intuito de distribuir pelos funcionários da empresa para efeitos de teste, especialmente contratados para o efeito e pertencentes ao mercado alvo do produto.

Nesta situação, é mais do que certo, a fuga poderá ter sido propositada, de forma a que a HTC pudesse analisar a receptibilidade das pessoas ao seu produto e criar um certo “hype” ou então, poderá ter sido uma fuga não controlada (aposto mais neste aspecto devido à HTC não ter como tradição a utilização da primeira estratégia).

As mesmas fontes da fuga de informação afirmam que já muito brevemente este aparelho irá ser produzido, estando previsto a sua disponibilização ao consumidor final com um preço base que se irá situar entre os 196 e os 236 euros.

Contudo, a HTC ao que tudo indica terá que cortar obviamente em alguns extras como o GPS e reduzir noutros aspectos como por exemplo o tamanho do ecrã (prevê-se que possua na mesma um ecrã touch mas com uma resolução mais limitada, de 240×400) e a resolução da câmara digital (2MP).

A boa notícia está na sua altura; o HTC Click será inferior a uma caneta Bic, o que será um bónus para quem deseje aumentar a sua portabilidade. Não existe contudo nenhuma informação que aponte para que haja uma penalização ao nível de performance no Android.

Este passo pode ser absolutamente fulcral na massificação e vulgarização da plataforma Android, isto porque a HTC parece especialmente empenhada em cumprir a previsão que fixou de a médio prazo, 50% das unidades móveis que produz trazerem o sistema operativo open source.

O Android vem reanimar a luta entre plataformas móveis para o domínio do seu respectivo mercado e a guerra apenas está a começar. É esperado que ao longo dos próximos meses e ano, muitos bits e bytes de nova informação sobre dispositivos Android circulem pela Internet. phandroid ver também G-Android

Exit mobile version